[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016



Há três anos

[publicado no facebook em 12.02.2016]

Neste mesmo mural do facebook, pretendi evidenciar como é forte a relação do então Papa Bento XVI com a música de Mozart. Esta, aliás, apenas se revela como mais uma achega para a extrema consideração em que o tenho.

Ao contrário da opinião de muita gente que, penso eu, não estará tão bem informada como deveria para poder fazer avaliações interessantes, considero que o Papa Emérito é um homem manifestamente progressista - enquanto jovem teólogo, foi o 'braço dire...ito' de SS João XXIII, aquando do anúncio e durante os trabalhos do Concílio Ecuménico Vaticano II - ele que, como Papa, subscreveria uma das Encíclicas mais revolucionárias da Igreja contemporânea, a "Caritas in Veritate" [A Caridade na Verdade] através da qual faz um dos mais cerrados ataques ao capitalismo selvagem. 
 
Hoje mesmo, passados três anos, vivendo o excepcional pontificado de Francisco, a quem Bento «abriu a porta», sabendo como era fortíssima a hipótese de que ele fosse o futuro Papa, lembrei-me desta efeméride, confirmado que também está um especial pendor mozartiano do actual Pontífice.

_________________

[!2 de Fevereiro de 2013]

Mozart,
para Benedikt


Segundo o seu próprio testemunho, ao tocar as Sonatas para Piano de Mozart, o Papa Bento XVI protagoniza um dos seus mais gratificantes momentos de acesso à Beleza e à Arte. Já visionei interpretações suas de tais peças e, na realidade, o mínimo que posso confirmar é não ser ele um qualquer curioso. Como tudo o que tem feito na vida, também a sua leitura das Sonatas de Mozart é coisa muito séria, extremamente respeitável. Aqui vos deixo uma pequena amostra na gravação no. 2.

Na primeira, no. 1, a certeza de que SS muito admirará esta interpretação que vos proponho da Sonata em Lá menor, KV 310. É o mítico Dinu Lipatti quem nos deixa perfeitamente assombrados com esta verve tão mozartiana, lendo uma das páginas mais nostálgicas, repassada de tristeza e sombra que o compositor escreveu com o coração destroçado pela morte da mãe. Só compôs duas sonatas em tonalidade menor. Esta é uma delas.

Boa audição!


1. http://youtu.be/_2UvDOGo3qI
2. http://www.youtube.com/watch

 

Sem comentários: