Mannheim, 27 de Fevereiro de 1778
Efeméride mozartiana
[publicado no facebook em 27.02.2016]
Composição da aria para tenor "Se al labbro mio non credi“ (KV. 295) -[I]- bem como do recitativo e aria "Basta, vincesti ... Ah non lasciarmi, no“ para soprano , (KV. 486a) -[II]- compostas, respectivamente, para Anton Raaff e Dorothea Wendling...
Começo por vos traduzir uma carta de Wolfgang Mozart, datada de Mannheim, aos 28 de Fevereiro de 1778, altura em que rumava a Paris, durante aquela fatídica viagem em que morre Maria Anna Pertl Mozart.
O compositor dirige-se ao pai, em Francês, não acertando na acentuação gráfica em nenhuma das palavras, nos seguintes termos (sic): 'Monsieur mon trés cher Pére'...
Apenas uma curiosidade inicial, numa missiva importante, em que se refere à escrita musical para voz, a propósito de composições concretas. Embora datada de 28, a circunstância refere-se ao dia anterior, confirmando, portanto, a correcção de assinalar hoje a efeméride.
Não sendo das mais extensas, é algo longa, limitando-me a traduzir e transcrever as palavras iniciais, mantendo a pontuação original:
" ... Ontem visitei Raff [o tenor Anton Raaf que conheceu em Mannheim], levando uma aria que escrevi para ele nestes últimos dias. O texto é o seguinte: "se al labro mio non credi, bella nemica mia," etc., etc. [se não confias nos meus lábios (KV. 295)]. Não creio que o poema seja de Metastásio. Ficou absolutamente encantado com a aria... Quando me despedi agradeceu-me calorosamente; e garanti-lhe que vou trabalhar a aria expressamente para ele de tal modo que terá prazer em cantá-la; porque adoro quando uma aria se adapta de tal modo às características da voz de um cantor que lhe assente como um fato feito à medida".
Entre outras, esta é uma das situações em que, na sua tão abundante correspondência, Mozart partilha um tal ingrediente 'humano' que confere às suas peças para voz um calor e brilho especiais.
Eis duas interpretações de excelente nível, a primeira por Prégardien e a seguinte por Gruberova.
Boa Audição!
http://youtu.be/9aFLvPe1F7s [I]
http://youtu.be/e1DXSP2Zp_o [II]
Ver Mais
Efeméride mozartiana
[publicado no facebook em 27.02.2016]
Composição da aria para tenor "Se al labbro mio non credi“ (KV. 295) -[I]- bem como do recitativo e aria "Basta, vincesti ... Ah non lasciarmi, no“ para soprano , (KV. 486a) -[II]- compostas, respectivamente, para Anton Raaff e Dorothea Wendling...
Começo por vos traduzir uma carta de Wolfgang Mozart, datada de Mannheim, aos 28 de Fevereiro de 1778, altura em que rumava a Paris, durante aquela fatídica viagem em que morre Maria Anna Pertl Mozart.
O compositor dirige-se ao pai, em Francês, não acertando na acentuação gráfica em nenhuma das palavras, nos seguintes termos (sic): 'Monsieur mon trés cher Pére'...
Apenas uma curiosidade inicial, numa missiva importante, em que se refere à escrita musical para voz, a propósito de composições concretas. Embora datada de 28, a circunstância refere-se ao dia anterior, confirmando, portanto, a correcção de assinalar hoje a efeméride.
Não sendo das mais extensas, é algo longa, limitando-me a traduzir e transcrever as palavras iniciais, mantendo a pontuação original:
" ... Ontem visitei Raff [o tenor Anton Raaf que conheceu em Mannheim], levando uma aria que escrevi para ele nestes últimos dias. O texto é o seguinte: "se al labro mio non credi, bella nemica mia," etc., etc. [se não confias nos meus lábios (KV. 295)]. Não creio que o poema seja de Metastásio. Ficou absolutamente encantado com a aria... Quando me despedi agradeceu-me calorosamente; e garanti-lhe que vou trabalhar a aria expressamente para ele de tal modo que terá prazer em cantá-la; porque adoro quando uma aria se adapta de tal modo às características da voz de um cantor que lhe assente como um fato feito à medida".
Entre outras, esta é uma das situações em que, na sua tão abundante correspondência, Mozart partilha um tal ingrediente 'humano' que confere às suas peças para voz um calor e brilho especiais.
Eis duas interpretações de excelente nível, a primeira por Prégardien e a seguinte por Gruberova.
Boa Audição!
http://youtu.be/9aFLvPe1F7s [I]
http://youtu.be/e1DXSP2Zp_o [II]
Composed in Mannheim and dated February 27, 1778. Text: Pietro Metastasio, Artaserse I,14. Performers: Christoph Prégardien, tenor; L'Orfeo, conducted by Mic...
youtube.com
Sem comentários:
Enviar um comentário