[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016



Mozart,
a mais revolucionária sinfonia.
Bernstein a elucidar, a esclarecer



18 de Fevereiro de 2012. Foi já há quatro anos que propus o acesso a um documento que, subscrito por Leonard Bernstein, continua a esclarecer o que é preciso acerca da Sinfonia em Sol menor, KV. 550 de Mozart..

Volto a insistir porque, ontem mesmo, ouvi uma conversa perfeitamente desconchavada acerca desta peça. É uma obra-prima cujos pressupostos e objectivos é forçoso entender. LB faz luz, elucida. LB torna claro, esclarece. Eu volto a insistir. Aproveitemos a oportunidade.
_____

NB. Acedendo ao vídeo, mesmo aqueles que não estiverem familiarizados com determinada terminologia musical, também disporão de um glossário indispensável ao acompanhamento da 'lição' de Leonard Bernstein. Depois de uma primeira parte de pequena palestra, muitíssimo bem ilustrada ao piano, o documento continua, com a gravação ao vivo da sinfonia com a Sinfónica de Boston.

 
Ver Mais
 
Mozart, Sinfonia em Sol menor, KV 550

Os mais atentos dos meus leitores lembram-se, certamente, de que tenho afirmado, muitas vezes, a grande revolução operada por Amadé na Sinfonia em Sol menor. Também se lembram de que, a propósito, vos contei como Nikolaus Harnoncourt mudou de vida, precisamente, por causa desta sinfonia. Ela é tão especial que continua a interpelar os grandes maestros, todos os intérpretes, o público em geral.

Hoje resolvi partilhar convosco um documento cujo visionamento, para que seja de pleno proveito, pressupõe o domínio de alguns conhecimentos musicais de base. Trata-se de uma «lição» durante a qual Leonard Bernstein, vos explica como Mozart faz a revolução.

Hão-de reparar que, em determinada altura, LB afirma que tão grande é o salto composicional que parece estarmos perante música do século vinte. Eu diria que é música sem tempo, música de todos os tempos. E, a propósito de tempo, só peço dez minutos do vosso tempo.

LB era óptimo nesta atitude de Animação da Música que, no caso vertente, passa pela descodificação de uma estrutura. Estejam atentos. Repitam quantas vezes forem necessárias. Percebam como funcionava a oficina de Mozart. Vale a pena o esforço. Não se limitem a ouvir. Entrem nesta aventura da «música por dentro».

Bom visionamento. Boa audição!

http://youtu.be/g0ZE38BQmvQ
 
 
 
 
 

Sem comentários: