[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 28 de março de 2016



24 de Março de 2015
Herberto Hélder
 
[publicado no facebook em 24.03.2016]
 
Morreu há precisamente um ano, em Cascais, aos 84 anos. Depois das primeiras horas, de alguns dias seguintes de grande consternação, não se pode dizer que «os meios» mais afectos à divulgação cultural, às Artes e Letras, estejam a fazer quanto deviam para que perdure como merece...
...
Tiveram hoje algum eco da efeméride? Aqui, pelo menos, marca presença. Eis a minha homenagem, com o excerto de um poema inesquecível, 'Tríptico', publicado em "A Colher na Boca", 1961). NB: O texto acompanha a gravação

[Herberto Hélder, Poesia Toda, Lisboa, Assírio & Alvim, 1990]

Boa Audição!

https://youtu.be/k2BAKJbIfSI

______________________

HERBERTO HELDER

Nasceu no Funchal, na ilha da Madeira, em 1930, no seio de uma família de origem judaica. Em 1946, veio para Lisboa, onde terminou o liceu. Depois de uma rápida passagem pelo curso de Direito, em Coimbra, frequentou durante três anos a Faculdade de Letras de Lisboa.

Em 1955, após um breve regresso à Madeira, encontramos Herberto Helder de novo em Lisboa, frequentando o Café Gelo, ao lado de Mário Cesariny, Luiz Pacheco, António José Forte, João Vieira e Hélder Macedo. Colabora em várias publicações literárias e publica o seu primeiro livro, O Amor em Visita, em 1958.

Ao longo dos anos, Herberto Helder desempenhou várias profissões e viajou para vários países estrangeiros. Personagem discretíssima, foi distinguido em 1983 com o Prémio de Poesia do Pen Club Português, pelo livro "A Colher na Boca". Em 1994, foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa pelo conjunto da sua obra, distinção que recusou.
 
 
Herberto Helder - Tríptico (excerto)
youtube.com
 
 
 

Sem comentários: