[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 28 de março de 2016



Efeméride mozartiana
22 Março de 1784

[publicado no facebook em 22.03.2016]


Viena. Naquela segunda-feira, o sempre atarefadíssimo Amadé, toca em casa do Conde Johann Esterhazy e dá por terminada a composição do seu Concerto para Piano em Ré Maior, [posteriormente catalogado como KV. 451], escrevendo no seu registo pessoal: "No dia 22, um concerto para Piano. Acompanhamento. 2 violinos, 2 violas, 1 flauta, 2 oboés, 2 fagotes, 2 trompas, 2 clarinetes, timbales e baixo".

Tem três andamentos que indico com o tempo da gravação:
00:00 - Allegro assai
09:49 - Andante
15:51 - Allegro di molto.


Interpretação pela carismática mozartiana Mitsuko Uchida. JeffreyTate dirige a English Chamber Orchestra. É um registo mesmo muito recomendável. Antes de propor a audição apenas mais uma ideia a partilhar.

Então, referência às fotos. Conheço, pessoalmente, Mitsuko Uchida desde a da esquerda até à da direita... Há trinta e tal anos. É «só» a maior mozartiana do mundo. Com ela comparada - não sou apenas eu a dizê-lo - só a Clara Haskil.

À sua altura, actualmente, na abordagem de peças de Mozart, talvez Brendel, que, embora retirado, de vez em quando, ainda dá um ar da sua graça, ou András Schiff.

E escusam de dar trabalho às meninges porque, pelas lusas paragens, quem possa «estar na calha» - e até haverá!... - não é, de todo em todo, quem poderão estar a pensar. E o melhor é mesmo mais não escrever para não suscitar polémica...

Boa Audição!

https://youtu.be/K0x7ZSyuKEI
 
Ver Mais
 
 
 
 
Foto de João De Oliveira Cachado.

Sem comentários: