[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

17 de Janeiro, Aniversário da Senhora Marquesa de Cadaval

17 de Janeiro
Aniversário da Senhora Marquesa de Cadaval
 
 
Com a maior expectativa, se aguarda que a Câmara Municipal de Sintra divulgue o programa da celebração da efeméride em 2017. Infelizmente, a duas semanas do evento, ainda nada consta.
 
Além do habitual mas pouco divulgado concerto ou recital no Centro Cultural do qual é patrona, seria de esperar uma atitude minimamente consentânea com a partilha da sua memória, por exemplo, através da distribuição da biografia da mecenas junto de alunos das escolas de Sintra.

A propósito, gostaria de lembrar que, durante o derradeiro mandato do executivo autárquico presidido pelo Prof. Fernando Roboredo Seara, foi atribuido um patrocínio à produção do filme biográfico "Marquesa de Cadaval - uma Vida de Cultura" que a RTP tem transmitido a nível nacional e internacional. Naquela altura a Câmara recebeu exemplares do documento em suporte DVD, precisamente, com objectivos da divulgação.

Marquesa de Cadava. Quem foi? Infelizmente, a maior parte dos sintrenses e dos visitantes de Sintra ignora quem é «aquela Olga Cadaval» cujo nome está na frontaria do Centro Cultural. Naturalmente, em qualquer latitude civilizada, seria facílimo resolver tal necessidade de esclarecimento.

Pelo menos, junto à entrada principal do edifício, algo impedirá que se instale um painel concebido para o efeito? Não sei quantas vezes alvitrei a solução. Na minha boa-vontade e proverbial ingenuidade não me devo ter apercebido de que, afinal, se trata de coisa particularmente complicada de concretizar...
 
Volto ao início para, convosco, manifestar a expectativa quanto ao programa das comemorações do aniversário. Sintra deve tanto, tanto à Senhora Marquesa de Cadaval! A melhor atitude, de facto, seria não mostrar qualquer reserva em relação ao perene reconhecimento, à permanente gratidão que lhe são devidos.

Ah como eu gostaria, ao lado de Teresa Schönborn - como aconteceu há uns anos - de poder celebrar a memória da sua querida Avó com os meninos das escolas à nossa volta, aprendendo quem foi aquela senhora que tanto pensou no bem de todos os meninos e, em especial, no dos meninos de Sintra!...
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: