[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 31 de outubro de 2017




26/10/2017
Gulbenkian,
Grande Auditório, hoje às 21.00


Em 1909, a Canção Fúnebre que Stravinsky compôs em memória de Nikolai Rimsky-Korsakov foi tocada pela primeira e última vez há mais de cem anos. Julgava-se que a partitura estivesse irremediavelmente perdida, talvez destruída durante a Revolução de 1917 ou na subsequente guerra civil. No entanto, em 2015, os manuscritos finalmente emergiram no Conservatório de São Petersburgo, quando a esperança de reaver esta peça composta antes de O Pássaro de Fogo era quase nula. A sua estreia em Portugal integra-se num programa marcado também pela primeira atuação com a Orquestra Gulbenkian do prodígio pianístico britânico Benjamin Grosvenor.

Orquestra Gulbenkian
Lawrence Foster Maestro
Benjamin Grosvenor Piano
Igor Stravinsky
Canção fúnebre, op. 5 (Estreia em Portugal)
Edvard Grieg
Concerto para Piano e Orquestra, em Lá menor, op. 16
Nikolai Rimsky-Korsakov
Shéhérazade, op. 35
______________________________
Grosvenor, prodígio
À informação acima partilhada, constante do 'site' da Fundação, gostaria de acrescentar uma referência ao meu amigo Luís Pereira Leal que, durante mais de trinta anos, dirigiu o Departamento de Música da Gulbenkian e, em simultâneo, exerceu as funções de Director Artístico do Festival de Sintra.
Sempre actualizadíssimo, com preciosos contactos no mundo da grande música, Luís Pereira Leal foi quem promoveu a primeira vinda de Benjamin Grosvenor a Lisboa e a Sintra (Queluz), para récitas esplendorosas que, tanto me tendo impressionado, me levariam à oportuna partilha dos mais encomiásticos comentários.
Também hoje não poderia deixar de registar e, mais uma vez, lamentar a atitude do incompreensível «despedimento» de Luís Pereira Leal, com a qual, há quatro anos, logo no início do seu primeiro mandato, o actual executivo da Câmara Municipal de Sintra dava a entender como seriam funestos para o Festival de Sintra os anos que se seguiram.
Terminemos, não com esta tristíssima e sintrense evidência mas, isso sim, com uma preciosa partilha. Trata-se da prestação de Grosvenor, precisamente na mesma obra que hoje à noite vem interpretar, o Concerto para Piano e Orquestra em Lá menor Op. 16, de Edvard Grieg. Nesta gravação, temos o maestro Kasuki Yamada dirigindo a Orquestra Filarmónica de Bergen.
Boa Audição!
[Ilustr: Benjamin Grosvenor]

Sem comentários: