[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

 
Parques de Sintra,
Outro projecto promissor

[Publicado no facebook em 26.01.2018]

'Alto do Chá' é um topónimo que nos remete para um passado que a Parques de Sintra está a preservar, a recuperar com um interesse e cuidado que tenho acompanhado através de conversas que mantenho com o meu querido amigo Engº Nuno Oliveira..
Informem-se. Vale a pena conhecer esta história, o seu passado mais remoto e as apostas mais recentes para que, dentro de algum tempo, quando os resultados forem visíveis, terem todos os elementos de interpretação do fenómeno...
Como informação mais acessível, poderei partilhar convosco que a colecção de cameleiras - tenham em consideração que o chazinho que tanto apreciamos provém de uma cameleira - inclui 2.258 exemplares concentrados principalmente em quatro locais do Parque da Pena, nomeadamente o Jardim das Camélias, Jardim Rainha D. Amélia, Jardim da Condessa d’Edla e, cá está ele, o Alto do Chá.
Atualmente, estão identificadas 285 cultivares, pertencentes a 5 espécies diferentes, nomeadamente Camellia japonica, Camellia reticulata, Camellia sasanqua, Camellia rusticana e, cá está ela, Camellia sinensis (a planta do chã).
Há placas de identificação botânica nas cameleiras já estudadas, o que permite aos visitantes desfrutar destas flores conhecendo o nome da espécie, a cultivar a que correspondem, a sua origem e ainda a descrição da flor de acordo com o registo internacional de camélias, disponibilizado pela International Camellia Society.
As diferentes plantas estão também marcadas através de um Sistema de Informação Geográfica, que permite aos técnicos saber exatamente onde está cada espécie e as informações relativas à mesma.
____________
Quando nos regozijamos por a Parques de Sintra ser considerada, pela quinta vez consecutiva, como a melhor empresa do mundo em conservação do património, cumpre não esquecer a consideração desta sua tão importante vertente de actuação, noutro contexto da recuperação de bens patrimoniais absolutamente inestimáveis.
Parabéns! Os mais sinceros parabéns à Administração da Parques de Sintra que, com tanto sentido de oportunidade, promove esta atitude, a todos os títulos, tão interessante. E, naturalmente, parabéns ao pessoal técnico, aos impecáveis 'jardineiros' que, dia a dia, vão recriando esta que é uma das sete maravilhas da Pena!
-3:43
2545 visualizações
Parques de Sintra esteve em direto.
Em direto do Alto do Chá, no Parque da Pena, espreite a segunda fase dos nossos trabalhos de plantação de Camélias de chá 

Sem comentários: