[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 17 de abril de 2018



Requalificação urbana e
descentralização cultural

[Publicado no facebook em 5 de Abril de 2018]

Um dos assuntos abordados durante o debate suscitado no período que se seguiu à intervenção do Prof. Sidónio Pardal durante a Conferência ontem promovida pela Câmara Municipal de Sintra foi o da 'descentralização' dos polos culturais que, decisivamente, contribuirá para o 'alívio' da pressão turística concentrada na Vila Velha e no alto da Serra.
Colares, por exemplo, mereceu uma intervenção deveras interessante ao meu querido amigo João F Santos (João Faria dos Santos), destacado membro da Alagamares - Associação Cultural. Referindo-se a vários itens da circunstância cultural local, não deixou de ter em consideração o empenho na classificação do lindíssimo renque de plátanos adjacentes às instalações da sede da Adega Regional.
À mistura com uns inevitáveis goles do raríssimo 'Ramisco', o João ouviu do Dr. Basílio Horta palavras muito encorajadoras relativamente ao empenho da Câmara Municipal de Sintra no sentido de investir os recursos bastantes à proposta de um circuito que implique visita às adegas, às plantações e a todo o universo da vitivinícola colarense.
Foi durante essa intervenção, relativa à referida necessidade de 'descentralização', que o Presidente da Câmara também aludiu ao programa em estudo e em vias de concretização - e eu sei que está mesmo em estudo sob coordenação de outro meu querido amigo, o Prof. José Cardim Ribeiro, Director do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas que esteve presente no Auditório Acácio Barreiros - no sentido de promover um circuito turístico de visita aos locais de interesse arqueológico, nos termos do qual, muito naturalmente, o próprio Museu dele fará parte.
São, de facto, entre outras, notícias muito animadoras que abrem perspectivas de entrosamento de várias entidades, públicas e privadas, que, sem grande investimento, poderão animar a vida cultural e económica de um concelho que, tão interessante e diversificado, não pode estar confinado ao seu Terreiroi do Paço na Vila Velha e aos monumentos da encosta e alto da Serra.
[Ilustr: Adega Regional de Colares; Museu Arqueológico de Odrinhas, foto da recente visita do PR]


Sem comentários: