[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 3 de julho de 2018



Vale da Raposa
Finalmente, 
o civilizado aspecto que tardava

[Publicado no facebook em 3 de Julho de 2018]

Hoje de manhã, por mim tiradas, estas fotos não poderiam apresentar qualidade superior... Enfim, o que se pôde arranjar. Melhor? Enfim, só se o Pedro Macieira passar aqui pela Correnteza...
De qualquer modo, julgo ser perfeitamente possível verificar que o terreno, cujo desbaste temos acompanhado de há semanas a esta parte, continua a receber o privilégio da sistemática limpeza que lhe faltou durante tanto tempo. .
Depois do inqualificável descuido por parte dos proprietários, a Câmara Municipal de Sintra conseguiu concretizar a obra que se impunha. Nunca será demais sublinhar que foi preciso esperar quatro anos para que, apenas a título coercivo, a autarquia pudesse concretizar o objectivo.
De acordo com a notícia que o Presidente Dr. Basílio Horta comunicou durante a última reunião do Conselho de Cultura de Sintra, notícia que, já há alguns dias aqui partilhei, seguir-se-á o acto de expropriação para que, uma vez disponível aquele espaço, a comunidade de Sintra o possa desfrutar nas melhores condições.
Prevê-se a instalação de um jardim-parque 'romântico' que, desde as muralhas da Correnteza, se estenderá até às imediações do velho hospital, permitindo um acesso alternativo à Volta do duche, desde a Estefânea à Vila Velha.
Naturalmente, durante a mencionada reunião do Conselho de Cultura, nenhum participante teve qualquer reacção reticente e, muito pelo contrário, prevê-se que muitas serão as propostas adjuvantes da concretização de projecto tão enriquecedor.
Felizmente, desde já, é possível gozar aquele fabuloso panorama que se alcança da 'varanda' da Correnteza, sem o decepcionante constrangimento que nos assaltava quando o olhar descaía uns metros. Ah, meus amigos, está na hora de comemorar - ali mesmo, daquele privilegiado parapeito - com o nosso Collares 'da ordem'!...

Sem comentários: