[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 3 de outubro de 2019



Noites de Queluz
17 de Outubro - 10 de Novembro de 2019

[publicado no facebook em 1 de Outubro de 2019]

- Primeiros sinais

O Palácio Nacional de Queluz volta a acolher o ciclo musical “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais e Setecentistas de Portugal – Divino Sospiro, com direção artística de Massimo Mazzeo.

A decorrer entre 17 de Outubro e 10 de Novembro, esta edição apresenta uma multiplicidade de repertórios que abraçam um século de história, passando do barroco tardio e chegando às portas do romantismo, com destaque para a figura de Johann Sebastian Bach.

O cartaz contempla também, pela primeira vez, dois concertos para famílias - a “Cantata do Café” de Bach e “As Quatro Estações” de Vivaldi - que serão executados num formato convivial e de proximidade pelo Divino Sospiro, com a participação e os comentários do actor João Reis.
Programação detalhada nos próximos dias.



























quarta-feira, 7 de agosto de 2019

[publicado no facebook em 7 de Agosto de 2019]

Imprescindível, pois claro!
Aqui a saudar a boa notícia partilhada pela Câmara Municipal de Sintra.
Em simultâneo, já a (des)esperar pelo momento em que, através da Rampa da Pena, seja efectivamente encerrado o acesso a viaturas particulares ao Castelo dos Mouros e Palácio da Pena.
Tal como está programado, logo que aprovado o novo Regulamento de Trânsito e Estacionamento de Sintra, as viaturas particulares com destino àqueles pontos altos da Serra deverão estacionar no Parque da Cavaleira, local a partir do qual funcionará o transporte público colectivo.

Como o Projecto do Regulamento estará em discussão pública até 30 de Setembro, feitas as contas, ter-se-á uma ideia quanto à previsibilidade de concretização de medida tão determinante que, afinal, já deveria estar em vigor há tantos anos.
A propósito, ainda se lembram de que, durante o mandato de Edite Estrela, esteve interdito o trânsito de viaturas particulares no sentido ascendente da Rampa? Não deixa de ser sintomático que, vinte anos depois, ainda não tenhamos sabido honrar o legado de medida tão pertinente para a mobilidade em Sintra.


CM-SINTRA.PT
A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza transporte gratuito dos dois parques de estacionamento periféricos, localizados na Portela de Sintra e na...


[publicado no facebook em 6 de Agosto de 2019]
Trabalhadores da Parques de Sintra em luta.
Testemunho do Dr. Basílio Horta
Na verdade, que melhor defesa dos seus interesses poderiam pretender os trabalhadores da Parques de Sintra do que, a seu lado, sentirem a solidariedade do próprio Presidente da Câmara Municipal de Sintra?

[publicado no facebook em 31 de Julho de 2019]
Palácio da Vila
Peça extraordinária




A partir de agora, no circuito da visita, a possibilidade de aceder a uma peça do maior interesse.
É 'por estas e por outras' que, só com o estatuto que detém, a Parques de Sintra se pode dar ao luxo de nos contemplar com privilégios que tais...
Novamente, a Parques de Sintra em grande evidência. Mais um sinal que bem nos diz como estão bem entregues as 'jóias da coroa'...
Não esquecer que os munícipes sintrenses beneficiam de um programa de acesso gratuito a todos os monumentos e parques sob custódia da Parques de Sintra em todos os Domingos do ano.
É já a partir de amanhã, dia 1 de agosto, que passa a ser possível conhecer, no Palácio Nacional de Sintra, um Leito de Aparato do século XVII, uma peça única em território português!


PARQUESDESINTRA.PT
©PSML | João Krull A partir de 1 de agosto, passa a ser possível conhecer, no Palácio Nacional de Sintra, um Leito de Aparato do século XVII, uma peça única em território português. A cama, elaborada em pau-preto de Moçambique e com decoração rica em prata lavrada, é de produção nacio...

_____________________________________________________________________

II.

_____________________________________________________

II.






Trabalhadores da Parques de Sintra em luta
Testemunho do Dr. Basílio Horta
Na verdade, que melhor defesa dos seus interesses poderiam pretender os trabalhadores da Parques de Sintra do que, a seu lado, sentirem a solidariedade do próprio Presidente da Câmara Municipal de Sintra?