[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021


Efeméride mozartiana

- 1 de Dezembro de 1780


Salzburg

Há 241 anos, a estreia do Recitativo e Aria "Wie grausam ist, o Liebe... Die neugeborne Ros’ entzückt“, KV 365a, que Mozart havia composto, no fim de Novembro, para Emanuel Schikaneder que estava de visita à cidade.
Foi cantada por Mademoiselle Adelheit inserida em "Die zwei schlaflosen Nächten", constituindo a primeira colaboração entre Mozart e Schikaneder. No dia seguinte, 2 de Dezembro, Leopold Mozart descreve o que aconteceu durante a récita, em carta que remete ao filho, ausente em Munque, em preparativos e ensaios de "Idomeneo":
"(...) A peça para a qual compuseste a tua Aria foi representada ontem - excelente, a casa cheia, o Arcebispo também esteve presente, a tua Aria foi bem interpretada e a cantora esteve bem - tão bem quanto lhe foi possível, dado o curto tempo que teve para a aprender (...)".
Para partilha convosco, eis uma gravação ao vivo, captada no Teatro R. Zandonai Rovereto, em 18 de Setembro de 1998. Canta Sumi Jo. A Orchestra da Camera di Mantova toca sob direcção de Umberto Benedetti Michelangeli.
[A título de curiosidade, importa referir que, num ciclo trienal entre 2005 e 2007, esta mesma orquestra e maestro interpretaram a obra integral sacra de Mozart, no âmbito da designada “Mozartfest”].

[Ilustr: Emanuel Schikaneder; Sumi Jo]

Sem comentários: