[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 27 de setembro de 2007



Ainda na Correnteza

A Biblioteca Municipal é um edifício do maior interesse, quer em termos do enquadramento e articulação com a recuperada Casa Mantero, quer ao nível da sua própria arquitectura que obedeceu a um projecto cuja estética privilegia o carácter não impositivo, despojado.

É um equipamento discreto onde acontecem as melhores coisas de Sintra. Não concordam comigo que o melhor dos locais de vocação cultural e educacional é aquele onde se motiva e se faz animação da Leitura? Pois, como não têm outro remédio senão anuir, o melhor é lá irem confirmar. E fazerem-se leitores, levarem os filhos, os netos à Bedeteca, interessarem-se no sentido de que, actualmente e mais tarde, as crianças e jovens da família frequentem um espaço tão cativante.

A Biblioteca é indissociável da Correnteza. Assim sendo, a Correnteza, o jardim da Correnteza, todo aquele espaço da varanda de Sintra só pode funcionar, pelo menos, tão bem como a própria Biblioteca. Ao contrário do que é normal acontecer em Portugal, os edifícios não são ilhas, articulam-se intimamente com o exterior circundante. Daí que, neste caso, por exemplo, a bibliotecária municipal esteja, com certeza, tão preocupada como eu no sentido de que a Câmara Municipal de Sintra cumpra o que deve para que seja reposta a harmonia do local.

(continua)

Sem comentários: