[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

«Irregularidades» de Serra Lopes,
no rol do esquecimento?

Lembram-se do caso protagonizado em Sintra pelo biólogo Paulo Serra Lopes, desde a constituição da empresa em 2000 e que, até ser substituído pelo Engº António Abreu em 2003, foi Presidente do Conselho de Administração da empresa de capitais públicos Parques de Sintra Monte da Lua?
Em linhas muito, muito gerais, o ex-«gestor» do aquário do Parque das Nações, cometeu uma série de irregularidades na condução dos interesses da empresa que foram objecto de duas auditorias e suscitaram prolongadas investigações da Polícia Judiciária. Eu próprio, por duas ou três vezes, em sessões públicas, interpelei o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra acerca do que se teria apurado, sem que o Professor Fernando Seara pudesse adiantar qualquer informação porque a matéria estava sob a reserva do segredo de justiça.
Como tenho muito mais que fazer, deixar-me-ia de preocupar com o caso se as aludidas irregularidades tivessem sido concretizadas com o dinheiro pessoal de Paulo Serra Lopes ou da sua conhecida família. Ora acontece que o biólogo-gestor, no exercício de uma gestão muito controversa, terá actuado, irregularmente, inclusive em benefício próprio, com os dinheiros públicos que estavam à sua disposição. E isto é causa de escândalo, tanto maior quanto são dinheiros públicos, repito, dinheiros de um povo tão pobre que vinte por cento - números de hoje! - vive no absoluto limite da pobreza.
Então e o quarto poder?
Na verdade, desconheço se o caso, hoje objecto de atenção, já caíu ou não no rol do esquecimento. Em Portugal, o ritmo a que obedece a máquina da justiça é de tal modo lento que mesmo os assuntos mais palpitantes vão ficando tão longínquos que o cidadão comum, muito naturalmente, deles se esquece, perdendo-lhes o rasto, para logo ceder à voracidade mediática de bombas cada vez mais morbidamente apetecíveis.
Todavia, o caso de Serra Lopes na Monte da Lua só não é devidamente tratado na comunicação social local e nacional porque, na generalidade, os senhores jornalistas devem andar muito distraídos. Aliás, se tivessem em consideração as graves acusações do Engº António Abreu aos então Ministro e Secretário de Estado do Ambiente, respectivamente, José Sócrates e Pedro Silva Pereira (vd. Jornal de Sintra 24.12.04) acusações nunca desmentidas, teriam pano para mangas...
Como se vê, no entanto, há quem não tenha esquecido e continue na esperança de que, oportunamente, as coisas se esclareçam e se conheça os contornos da actuação de Serra Lopes. Provavelmente, o assunto não caíu no «rol dos esquecidos» mas, providencialmente, estará adormecido, na «pasta das dúvidas», para ressurgir por ocasião de umas quaisquer eleições, se for considerado indispensável à descoberta da careca de algum candidato. Pacientemente, aguarda-se o próximo episódio na presunção de que, entretanto, não prescreva...

2 comentários:

pedro macieira disse...

Acabei de colocar um link no meu blog para o “Sintra do Avesso”, após ter verificado que estava de novo com actualizações.
A idéias e as análises conhecedoras da realidade de Sintra, aqui expressas, são uma necessidade para este ainda pequeno “movimento” na blogosfera, que pretende ser uma voz activa na preservação do rico património Sintrense.
Pedro Macieira
http://www.riodasmacas.blogspot.com

pedro macieira disse...

O estacionamento em Sintra

Não sendo o assunto do post, mas como é um tema que foi aqui abordado recentemente, deixo aqui alguma notas sobre as minhas tentativas de o colocar em discussão no meu espaço.

Quanto debate sobre o parque de estacionamento/silo no Vale da Raposa e agora a idéia mais recente dos empresários de criar um estacionamento no rio do Lobo, foi um assunto que tentei também colocar á discussão meu blogue, sem grande efeito a nível de participações. E a abordagem aqui feita aponta para uma clara posição quanto ao tipo de soluções a utilizar para resolver o grave problema do estacionamento em Sintra.

Assunto que também tentei fazer uma abordagem,e apresentar algumas idéias.
http://riodasmacas.blogspot.com/2007/09/o-vale-da-raposa-e-o-silo.html

http://riodasmacas.blogspot.com/2007/09/falta-de-estacionamento-em-sintra.html
Um abraço
Pedro Macieira