[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 8 de abril de 2008

Lucidez pf

(conclusão)

E regresso ao primeiro parágrafo deste mesmo texto ontem iniciado, aos que não se enxergam. A quem não souber interpretar a imagem que o espelho devolve, conviria, pelo menos, lembrar atitudes e circunstâncias que, em sectores muito diferentes, só aparentemente não se relacionam com a questão em apreço. Refiro-me, por exemplo, às razões que justificam o modo como, em Portugal, se conduz e se estaciona o automóvel, a elevadíssima sinistralidade na estrada ou a maneira como são maltratados os animais…

Citei apenas três entre inúmeros exemplos que poderia invocar como paradigmáticos, sintomáticos de um mal-estar social muito problemático. Há uma quantidade imensa de pais e encarregados de educação que, diariamente, na presença de crianças e jovens, dão péssimos e nefastos exemplos de falta de educação e de civismo, de sumária e condenável indisciplina.

São cidadãos que deitam fora a água do capote – porque, na realidade, não sabem, não podem, não entendem até que ponto vai a sua ignorância e indigência mental – incapazes de reconhecer, pobres coitados, a responsabilidade que lhes cabe pelas próprias culpas e omissões.

Entretanto, permitem-se opinar sobre disciplina e indisciplina, falta de respeito e violência. Como se eles próprios não as induzissem, como se também não fossem responsáveis pelo modelo de sociedade tão pouco propício à erradicação de tais fenómenos. Pelo meio de tanta falta de discernimento, como não entendê-los?

Aliás, quem dá prova de não entender tais cidadãos, que constituem a maior parte do contingente de pais e encarregados de educação de Portugal, é quem os governa como se governasse cidadãos de um país europeu, sem os gravíssimos problemas socioeconómicos por resolver como é o caso de Portugal…

Falta de lucidez? Sem dúvida! Contudo, implícita e tão pacífica como contundente, por ali perpassa a noção de que, na verdade, estão bem uns para os outros…

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Dr. Cachado,

Como costumo fazer, acabei de deixar uma mensagem no seu texto Rumo a Santa Eufémia e, agora volto-me para este que já é a continuação doutro anterior.

A falta de disciplina dos estudantes vem das próprias famílias sem condições para lhes dar atenção. Fazem-se uns selvagens cheios de vício e indisciplina. É como diz, os pais são os primeiros indisciplinados e os filhos seguem o exemplo que depois os pais se recusam a compreender. A imagem do espelho é muito boa. Parece-me que os professores têm que se preparar muito bem para lidar com estes alunosciplinados. Têm de aprender a defenderem-se e a pô-los na ordem que já estamos numa autentica selva.

Cumprimentos,

Artur Sá

É verdade que Portugal é um país muito atrasado e que a classe política é uma vergonha. Como não há alternativa ao governo do S´
ocrates, só nos resta aguentar. Há muita gente como eu e como a maioria da população que não somos herois