[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Para memória futura

Eis o texto de uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda em sessão da Assembleia Municipal, aprovada por unanimidade.

Recuperação da antiga Cadeia Comarcã

A Câmara de Sintra iniciou um conjunto de obras de reabilitação da antiga Cadeia Comarcã, edifício contemporâneo da Sede do Município que acolhe, há mais de 25 anos, o grupo 93 de Sintra, da Associação de Escoteiros de Portugal.

No plano da intervenção, está prevista a colocação de uma vedação que separa os terrenos da sede dos escoteiros do estacionamento adjacente, anunciando-se também a reabilitação da fachada do edifício.

Considerando

- A importância da intervenção da antiga cadeia comarcã para garantir a conservação deste edifício emblemático e a segurança dos e das jovens que, semanalmente, fazem uso do seu espaço.

- Que as obras agora iniciadas são importantes mas precisam de ser acompanhadas por uma intervenção estrutural, de modo a garantir o fim das infiltrações que põem em causa a estabilidade do centenário edifício.

- O papel fundamental que este edifício tem no trabalho desenvolvido em prol da Juventude em Sintra pelo grupo 93 da Associação de Escoteiros de Portugal.

- O acordo de cedência do espaço por 50 anos, firmado em 1984 pela Câmara e pelo Grupo 93.

Considerando ainda


- Os esforços desenvolvidos por várias gerações de jovens sintrenses para a conservação e dignificação do espaço da antiga cadeia comarcã;

- As comemorações, em 2009, dos 75 anos daquela instituição juvenil.


A Assembleia Municipal de Sintra, reunida a 16 de Dezembro de 2008, delibera, por proposta do Bloco de Esquerda:

1- Saudar a Câmara pelo início das obras na antiga Cadeia Comarcã, iniciativa que dignifica o património edificado e a memória de Sintra.

2- Recomendar à Câmara de Sintra que alargue o âmbito das obras a realizar, promovendo uma intervenção de fundo no edifício de modo a garantir o fim das infiltrações que põem em causa o seu equilíbrio estrutural.

3- Enviar a presente deliberação à Chefia do Grupo 93 de Sintra, saudando esta instituição pelo seu papel incontornável na formação e dinamização da juventude sintrense.

Sintra, 16 de Dezembro de 2008


Não posso estar mais de acordo com a iniciativa do BE. Este edifício precisa de uma intervenção como a proposta. Em Sintra, a Defesa do Património passa inequivocamente por uma especial atenção à prisão comarcã traçada por Adães Bermudes.

Às razões e considerandos aduzidos pelo BE, acrescentaria ainda que, no fim da décade de 80, houve gente a bater-se no sentido de que o edifício não tivesse o destino que lhe fora marcado pelo então Presidente da Câmara João Justino, que aprovou um projecto bem à altura do seu analfabetismo funcional.

Na altura, enquanto professor da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, que dava os seus primeiros passos, estive envolvido com um grupo de alunos nessa luta que suscitou um grande interesse na comunidade, um sucesso que, naturalmente, faz parte da história daquela casa.

Oxalá tais factos possam vir a constar de informação a colocar em local bem visível. Os bons exemplos devem ser contados com orgulho. Se o caso não ficar lapidarmente registado, esta mesma comunidade sintrense acabará por esquecer como, afinal, valeu a pena contrariar a vontade do edil.

E, a propósito, algo de idêntico, um digno memorial deveria ser erguido na própria Volta do Duche, um local cuja defesa suscitou um movimento cívico que tanto nos mobilizou. Mas, se entrarmos numa de memoriais, então teremos que colocar outro na Granja, lembrando o famigerado caso da Sintralândia.

E, assim, vamos ganhando fôlego e ânimo para a borrasca que se avizinha das bandas do Sabugo...

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Professor,

Já há algum tempo venho tendo conhecimento da situação da antiga Cadeia, até porque conheço alguns actuais e antigos escoteiros que relatam os problemas lá vividos. É pois uma notícia que nos deixa contentes a todos, presumo eu. No entanto é um pouco caricata esta situação. E caricata porquê? Porque é necessário fazermos quase uma festa pela intervenção da Câmara Municipal num edificio tão importante. Mais, até é necessário a Assembleia Municipal fazer um grande elogio à Câmara pelo inicio das actividades de melhoramentos, como que se fosse uma coisa surreal, do outro mundo. Bem, possivelmente comparando com o que estamos habituados até é.

Ocorreu-me ir relembrar o artigo da história da Cadeia que li há algum tempo e que passo a transcrever uma parte: "A construção da Cadeia Comarcã fez parte integrante do processo geral de melhoramentos para Sintra, sobretudo ao nível dos edifícios públicos, idealizado no início deste século (sec. XX claro)". Será que no início deste século teremos o prazer de ver outro processo geral de melhoramentos para Sintra? Aí sim, seria festa rija com certeza, mas não creio...

Cumprimentos,

Ricardo.