[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 17 de junho de 2009

[Ainda a propósito do Festival de Sintra, 2009]


Alcobaça, a Festa da Música

No momento em que ainda decorre a actual edição do Festival de Sintra cuja estrutura, pelo menos nas páginas do sintradoavesso, tem merecido a série de negativas críticas que alguns leitores não quiseram deixar de expressar, é com o maior prazer que gostaria de destacar o que, muito perto de nós, na vizinha zona do Oeste, está a acontecer em termos de uma proposta musical que, não tenho a menor dúvida, constitui algo do que de melhor se está a fazer em Portugal.

“(…) a décima sétima edição do Cistermúsica dedica a maior parte da programação ao universo da fascinante e inesgotável da música de câmara. Numa parceria que se quer estruturante para o futuro do festival e da música no concelho de Alcobaça, as mais variadas vertentes da música de câmara são exploradas em nove de um total de doze concertos, percorrendo seis freguesias e algumas das mais belas igrejas do concelho, com uma programação que valeu ao Cistermúsica ser classificado em primeiro lugar no concurso do Ministério da Cultura para apoios plurianuais (…)”

Estas são as palavras iniciais de Alexandre Delgado, compositor, violetista, musicólogo e director do Cistermúsica, Festival de Alcobaça, no texto de apresentação da edição deste ano e que, muito sintética mas liminarmente, sem margem para dúvidas, definem e caracterizam a identidade e a individualidade desta excepcional iniciativa cultural. Nas últimas semanas, como tenho tido o privilégio de acompanhar o Festival em questão, poderei confirmar como estes objectivos foram alcançados.

Com rara eficiência, o Cistermúsica, para além de ter comemorado as grandes efemérides musicais deste ano, relativas a Haydn, Mendelssohn e Händel, articulou as suas propostas, estritamente no domínio da música, com as de um ciclo de cinema que observou sofisticado programa, soube dar espaço digno ao interesse das crianças – ou não fosse Alexandre Delgado também um grande pedagogo – envolveu agrupamentos nacionais e estrangeiros de alto gabarito, acolheu propostas de música contemporânea, encomendou novas obras e vai rematar, no próximo domingo, com um concerto pelo galáctico Jordi Savall.

É obra, terão de admitir mesmo os mais cépticos. É obra, digo e escrevo eu. Mas não surpreende. Nada acontece por acaso. Em Alcobaça, o Presidente da Câmara é o Dr. Gonçalves Sapinho, homem desde sempre ligado à Educação e à Cultura. Em Alcobaça, houve quem soubesse confiar a direcção do Festival a Alexandre Delgado que passou a responsabilizar-se por um das mais sérias iniciativas culturais dos últimos anos em Portugal. Eu não dispenso. Lá estarei, no próximo domingo, na nave central do mosteiro. Façam como eu, ainda estão a tempo.*

E, quanto a Sintra, não se demitam, continuem a expressar a vossa opinião, a exemplo do que tem acontecido, nos últimos dias, neste blogue. Tenho esperança de que melhores dias virão para recuperação daquilo que se perdeu recentemente. Como acabam de verificar, se até mesmo o proverbialmente distraído Ministério da Cultura, quando colocado perante a excelência de uma proposta, como a de Alcobaça, é capaz de lhe conferir um primeiro prémio, destacando o paradigma de competência, porque não lutar no sentido de que algo semelhante volte a acontecer por estas bandas?

*www.cistermusica.com


1 comentário:

Luísa Craveiro disse...

Não vê o João Cachado que há muita gente para quem o problema nem sequer se põe? Actualmente, já podem ir a um ou outro espectáculo do Festival de Sintra como se fossem ao parque da Liberdade ver a miudagem andar de patins. Antigamente, o público fiel, gente educada, com gosto musical, ia ver e ouvir grandes músicos tocando obras sofisticadas. Mas esse tempo passou. Sintra deixou de apostar nesse público. Por isso, é como assinalou: se Sintra não lhe interessa Estoril, Alcobaça, e outros ocuparam o lugar e com vantagens várias. Tem o João Cachado toda a razão com o caso de Alcobaça que é notável.
Cumprimentos amigos de
Mª. L. Craveiro