[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 14 de julho de 2009


O pior de tudo

Foi subordinado a este título que José Vítor Malheiros, subscreveu o pequeno texto que passo a transcrever do suplemento Pública, do jornal "Público" de 12.07.09:

No centro de Sintra não se pode estacionar mas… fora do centro também não. Quem chega a Sintra de carro o que deve fazer? Dobrar o carro e metê-lo debaixo do braço? Será que a Câmara não devia dizer? Ou então que diga que os carros são mal-vindos, que se deve ir de comboio, e depois proporcionar para os trajectos mais procurados mini-buses ou carrinhos eléctricos ou o que for.”

Como eu, como nós compreendemos… Ando há dezenas de anos a dizer e a escrever acerca da solução a que JVM alude, ou seja, os parques periféricos de estacionamento, estrategicamente situados, porventura coincidindo com o limite de cada uma das três freguesias da sede do concelho, a partir dos quais funcionariam, não só mini autocarros mas também outro tipo de transportes públicos, cuja tarifa já incluiria a do estacionamento, com destino aos diferentes pontos turísticos e zonas de serviços.

Cheguei ao ponto de propor carreiras com as respectivas paragens, de alvitrar as articulações de diferentes meios de transporte. Fartei-me de apresentar sugestões e de me dar ao trabalho de reunir com técnicos camarários que, durante anos, me foram entretendo, até perceber que o gozo tinha ultrapassado a medida limite da minha elegância e boa educação.

Como não quis atingir o descalabro de ter de mandar alguém para onde não gostaria de ir, resolvi acabar com as reuniões de empata, passando apenas a dedicar-me à denúncia escrita. Outra coisa que fiz, foi deixar de participar nas reuniões públicas da Câmara e na Assembleia Municipal. Não tenho estômago para assistir a tantas ofensas aos direitos dos cidadãos, protagonizadas pelos próprios eleitos.

O pior de tudo – JVM há-de autorizar que me aproprie do seu título – até nem é ter perdido, só com o actual executivo, oito preciosos anos de inércia traduzida, por exemplo, na falta dos tais parques de estacionamento. O pior de tudo é que, com tal atitude, os eleitos minam a essência da própria vida democrática, insistindo, persistindo na perniciosa cultura do desleixo, que compromete o presente e o futuro das gerações que espreitam tanta incompetência.




5 comentários:

Fernando Castelo disse...

Meu caro João Cachado,

Mesmo longe da nossa Sintra, este blogue é um espaço incontornável. Ainda bem.

O tema é velho e, tal como diz, também admito que andamos a ser gozados, face à notória indiferença de quem é remunerado pelos nossos impostos, que são impostos.

Por este mundo fora, em todas as cidades históricas há soluções, mas parece que, por aqui, é que a coisa é difícil, porque é diferente. Os umbigos serão mais redondos, por certo.

Sintra atafulhada de carros, sem saída, parece ser uma virtude cara aos responsáveis pelo ambiente.

Sintra onde os visitantes apenas passam, parados na estrada ou em circulação lenta, deve ser um orgulho para os responsáveis pelo Turismo.

Sintra sem transportes públicos qualificados e ajustados, sem parques na periferia com ligações rápidas, deve corresponder aos objectivos terceiro-mundistas de quem nos gere.

Quantas vezes se tem denunciado o escândalo da Serra, especialmente a caminho da Pena, cheia de carros e perigos em caso de uma sempre possível evacuação, e tudo na mesma, até ao dia em que se desculparão descaradamente.

Como nestas e noutras coisas recordo a minha querida professora, a menina Alicinha como respeitosamente nos dirigíamos a ela, que nos recomendava amiúde e nos amedrontava: "Não mintam, pois a quem mente caiem-lhe os dentes".

Que pena a profecia não corresponder à realidade, para sorte de muita gente que anda por aí.

Um abraço e até breve,

Mª da Conceição Graça Novais disse...

"O pior de tudo" é não ver alternativa ao poder autárquico actual em Sintra. Aquela dualidade da Ana Gomes é muito má. Ela pode ser boa candidata mas já perdeu perante o povo que percebe muito bem a marosca do jogo nas duas eleições. Como uma já está ganha agora tanto faz ganhar ou perder.
Conceição Graça

Clotilde Távares disse...

O problema do estacionamento é terrível em Sintra. Diz o Cachado que se perdeu oito anos mas isso foi só com a câmara actual. Mas para trás há muitos anos sem fazer nada para remediar a questão. A verdade é que já ninguém sabe por que ponta se deve pegar devido à política de avestruz. Como é um problema muito concreto e especial todos os candidatos às autárquicas deviam apresentar as suas soluções concretas.
Cumprimentos
Clo

Clotilde Távares disse...

O problema do estacionamento é terrível em Sintra. Diz o Cachado que se perdeu oito anos mas isso foi só com a câmara actual. Mas para trás há muitos anos sem fazer nada para remediar a questão. A verdade é que já ninguém sabe por que ponta se deve pegar devido à política de avestruz. Como é um problema muito concreto e especial todos os candidatos às autárquicas deviam apresentar as suas soluções concretas.
Cumprimentos
Clo

Pedro Graça Ruas disse...

No que toca ao estacionamento basta cumprir a lei para haver melhoria sensível.

P. Graça