[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Apelo às mulheres de Sintra

[Texto submetido sob a forma de comentário ao Manifesto de Apoio à candidatura de Ana Gomes]


Senhores,

Leio o vosso blogue várias vezes mas o meu marido é frequente e chama-me a atenção para muita coisa aqui debatida. Foi o que se passou com este manifesto.

Permitam-me que aqui APELE ÀS MULHERES DESTE CONCELHO para que meditem na candidatura da senhora embaixadora Ana Gomes e possam definir que ela é a esperança no fundo de um túnel por onde temos passado nos últimos anos.

Muitas pessoas, que não critico e que até compreendo, especialmente homens que se dedicam mais ao desporto, deixaram-se levar pela hábil campanha daquele que se auto-intitulou "o careca do Benfica" porque sabe que muita gente tem essa opção clubista. E foram na onda, como muitas vezes se diz.

As nossa crianças ou estão em casa ou andam na rua quase perdidas e as conversas têm sido sempre as mesmas com a desculpa da falta de dinheiro quando nunca em Sintra houve tanto dinheiro em receitas.

Apelo às mulheres sintrenses que meditem e procurem estudar com os seus maridos e os seus filhos aquilo que tão pouco foi feito por todos nós nestes 8 anos para que não sejamos castigados por mais 4.

Mulheres de Sintra pensem no futuro e que a senhora embaixadora Ana Gomes é uma das últimas esperanças que nos restam.

Muito grata pela atenção,

Maria Elisa Gomes da Silva




:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Sintra – Eleições Autárquicas
2009
MANIFESTO
DE APOIO A ANA GOMES

Através da nossa frequente intervenção cívica, quer em sessões de Assembleia Municipal e de Reunião Pública de Câmara, quer em artigos publicados em jornais e revistas regionais, blogues, etc., estaremos entre os sintrenses que mais frequentemente se manifestam pela defesa dos interesses da causa pública.
Neste contexto, quando se justificou, não regateámos apoio ao actual Presidente da Câmara, sempre no sentido de que o concelho desse passos rápidos para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.
Confiámos que, tanto o Património Histórico como as outras componentes Culturais e o Turismo sintrenses beneficiariam do anunciado desenvolvimento sustentado, aproximando-os das sociedades mais evoluídas, em condições ideais à recuperação do tempo perdido.
Ao longo de oito anos, sendo os últimos quatro com maioria absoluta, esperámos pela concretização de novos projectos em que Sintra pudesse ser mais do que metáfora utilizada em estéreis discursos políticos, antes um território de bem-estar colectivo, com manifesta evolução qualitativa.
Ainda que não se deixe de valorizar a desistência de construção do parque de estacionamento subterrâneo na Volta do Duche, ou a não concretização do famigerado Parque Temático Sintralândia, bem como a rejeição de um desadequado projecto para o Vale da Raposa, não podemos salientar outros actos particularmente relevantes.
Infelizmente, também não assistimos à concretização de estruturas determinantes da qualidade de vida, tais como parques periféricos de estacionamento, recuperação do Centro Histórico, matrizes incentivadoras do comércio de proximidade, uma nova rede de transportes públicos estratégicos, higiene urbana e turismo qualificado.
Esgotaram-se as nossas ambições de índole colectiva. Não obtivemos resultados compatíveis com a vontade expressa pelos munícipes, ao passo que elevados recursos financeiros foram canalizados para entidades cujos projectos não respondem às necessidades em presença.
Nestes termos, após detida análise, decidimos apoiar a candidatura da sintrense Ana Gomes, prestigiada figura da vida política nacional e internacional, porque se nos afigura como reunindo os meios e as condições bastantes para liderar o processo que conduzirá Sintra à fase de evolução positiva que merece.
Na nossa qualidade de cidadãos independentes, gostaríamos de salientar que este inequívoco apoio à candidatura de Ana Gomes, nas eleições autárquicas, não deve ser entendido como extensível a qualquer das candidaturas envolvidas nas Eleições Legislativas.



Em Sintra, aos 23 de Setembro de 2009
João Cachado
Fernando Castelo

3 comentários:

Maria João disse...

Eu acredito na Ana Gomes. Por todo o seu percurso muito mais humano do que político. Se esta Senhora conseguiu o que conseguiu em Timor, por Timor e por todos os timorenses, que não é à toa que a chamam de "A Nossa Senhora"...o que não conseguirá esta Nossa Senhora em Sintra, por Sintra e por todos nós sintrenses. Nós precisamos, nós merecemos uma Ana Gomes. Sintra merece muito mais do que um comentador político à frente dos seus destinos. Merece alguém que esteja disposto a entregar-se por uma causa premente...voltar a colocar Sintra no mapa. O meu obrigada à Ana Gomes por se propor a este enorme desafio. O meu voto é seu. O meu apoio é total.

Anónimo disse...

Eu sou da mesma opinião,as mulheres têm um papel importantíssimo na mudança e esta Mulher ,chamada Ana Gomes, é a nossa esperança, senão, caras amigas,Sintra perderá todo o seu prestígio, nós continuaremos a perder qualidade de vida e o nosso orgulho de sintrenses deixará de ter razões para existir.Como mulheres, devemos dar início à mudança necessária, obrigatória e urgente.Chega de «gajos porreiros»que não fizeram nada de bem mas também não fazem nada de mal;essa é uma falsa questão que temos de desmistificar junto das nossas familiares,vizinhas e amigas, o não fazer nada, significa fazer muito mal, sobretudo trazer muito prejuízo para o futuro dos nossos filhos.Nós não queremos o poder nas mãos de «gajos porreiros», queremos o nosso concelho entregue a homens ou mulheres competentes,empenhados e verdadeiramente dedicados à nossa causa, não fingindo uma dedicação que nunca praticaram.
A bem de Sintra e dos Sintrenses, por todos nós, apoiemos quem está disposta à luta, como sempre esteve, em todas as lutas que empreendeu ao longo da sua vida e carreira!
Sintamos a solidariedade de pessoas como o João Cachado e o Fernando Castelo que não estão presas a nada e por isso, de forma coerente, corajosamente, assumiram esta posição que querem partilhar com todos nós.
Margarida Paulos

Alda Pires Ferreira disse...

Apoio Ana Gomes como cidadã e como mulher. As mulheres de Sintra precisam de rever-se novamente numa mulher à frente do concelho. Ana Gomes merece um apoio sem margerm para dúvidas. Eu cá estou e a chamar a atenção para todas as mulheres que estiverem fartas do careca do Benfica e das aldrabices que o Dr Cachado tem sabido denunciar neste blogue.

Alda Ferreira