[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Paula Rego, Cascais.
Bartolomeu, Sintra…


Continuo a vida, aparentemente normal, nesta semana seguinte à inauguração da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais. Contudo - eis a normalidade quebrada - por mais familiarizado com a obra da pintora, tão impressivas são as imagens que a habitam, que não passam umas horas sem que, recorrentemente, me visite uma daquelas personagens.

Por favor, não deixem de programar a vossa vida sem uma deslocação à exposição temporária de obras concebidas nos últimos vinte anos. Há uma série de outros pontos de interesse e o próprio edifício do Eduardo Souto Moura que é preciso gozar convenientemente.

Quando, há umas semanas, neste mesmo blogue, fazia uma comparação entre Sintra e Cascais, nomeadamente no domínio da vida cultural – exercício que, infelizmente, deixa Sintra muito mal colocada – anunciava a inauguração deste interessantíssimo e invejável equipamento, que tem todas as vantagens em relação a Sintra e ainda o factor proximidade…

Já que, em Sintra, nada de semelhante se faz, fique-nos, pelo menos, o consolo de apenas termos de fazer uma dúzia de quilómetros para gozar este benefício. De facto, Cascais é outra coisa. Ainda por cima tem um Presidente de Câmara que, sendo do mesmo partido que o de Sintra, parece provir doutra galáxia. Isto mesmo, aliás, deu a entender a própria Paula Rego, em entrevista a Paula Moura Pinheiro, do Câmara Clara, no passado domingo.

Disse a pintora que tudo se processou com uma rapidez e uma eficiência absolutamente de aplaudir. Naturalmente, António Capucho deve estar muito orgulhoso. Regozijo-me com ele, e cada vez tenho mais orgulho e uma boa inveja de Cascais. Enquanto aqui, ao nosso lado, se honra uma grande artista desta maneira, não posso deixar de lembrar que, oportunamente, em reunião de Assembleia Municipal de Sintra, solicitei se fizesse justiça à memória do meu querido e saudoso amigo Bartolomeu Cid dos Santos* e, até hoje, nada!

Paula Rego, na pintura, sim senhores. Mas Bartolomeu, na gravura, é um portento, também a nível mundial. Reconheceram-no como tal, por toda a parte. Em Portugal, apenas honra pode ser feita à Fundação Gulbenkian. Sintra, onde tinha casa de família, ignora-o. Aliás, como ignora Mily Possoz, uma sua vizinha, na casa onde morreu em 1967, hoje em ruínas. Tantas vezes, me disse ele do seu voto no sentido de que a Câmara recuperasse aquela casa…

Hei-de voltar a este tema.

*vd. textos publicados dias 26.05.08 e 03.07.08 neste blogue

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Até ao dia 11 de Outubro permanecerá patente neste blogue o Manifesto de Apoio à Candidatura de Ana Gomes por nós anunciado em 23 de Setembro. Chamo a atenção de todos para os comentários que, entretanto, vão sendo publicados acerca deste documento.



Sintra – Eleições Autárquicas
2009
MANIFESTO
DE APOIO A ANA GOMES


Através da nossa frequente intervenção cívica, quer em sessões de Assembleia Municipal e de Reunião Pública de Câmara, quer em artigos publicados em jornais e revistas regionais, blogues, etc., estaremos entre os sintrenses que mais frequentemente se manifestam pela defesa dos interesses da causa pública.
Neste contexto, quando se justificou, não regateámos apoio ao actual Presidente da Câmara, sempre no sentido de que o concelho desse passos rápidos
para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes.
Confiámos que, tanto o Património Histórico como as outras componentes Culturais e o Turismo sintrenses beneficiariam do anunciado desenvolvimento sustentado, aproximando-os das sociedades mais evoluídas, em condições ideais à recuperação do tempo perdido.
Ao longo de oito anos, sendo os últimos quatro com maioria absoluta, esperámos pela concretização de novos projectos em que Sintra pudesse ser mais do que metáfora utilizada em estéreis discursos políticos, antes um território de bem-estar colectivo, com manifesta evolução qualitativa.
Ainda que não se deixe de valorizar a desistência de construção do parque de estacionamento subterrâneo na Volta do Duche, ou a não concretização do famigerado Parque Temático Sintralândia, bem como a rejeição de um desadequado projecto para o Vale da Raposa, não podemos salientar outros actos particularmente relevantes.
Infelizmente, também não assistimos à concretização de estruturas determinantes da qualidade de vida, tais como parques periféricos de estacionamento, recuperação do Centro Histórico, matrizes incentivadoras do comércio de proximidade, uma nova rede de transportes públicos estratégicos, higiene urbana e turismo qualificado.
Esgotaram-se as nossas ambições de índole colectiva. Não obtivemos resultados compatíveis com a vontade expressa pelos munícipes, ao passo que elevados recursos financeiros foram canalizados para entidades cujos projectos não respondem às necessidades em presença.
Nestes termos, após detida análise, decidimos apoiar a candidatura da sintrense Ana Gomes, prestigiada figura da vida política nacional e internacional, porque se nos afigura como reunindo os meios e as condições bastantes para liderar o processo que conduzirá Sintra à fase de evolução positiva que merece.
Na nossa qualidade de cidadãos independentes, gostaríamos de salientar que este inequívoco apoio à candidatura de Ana Gomes, nas eleições autárquicas, não deve ser entendido como extensível a qualquer das candidaturas envolvidas nas Eleições Legislativas.


Em Sintra, aos 23 de Setembro de 2009

João Cachado
Fernando Castelo


4 comentários:

Fernando Norte disse...

Não sou do PPD mas se vivesse no concelho de Cascais também votava no António Capucho. Também cada vez mais vou a Cascais procurar o que não temos em Sintra. Mas ainda anteontem fui à Praia Grande onde os acessos ao areal são perigosos, está tudo uma porcaria, falta de arranjo e o que há é o mínimo dos mínimos. Em contrário se for a qualquer das praias de Cascais, em especial do Paredão desde a Azarujinha até à Rainha, é uma beleza com tudo muito limpo e cuidado. Tenho um desgosto muito grande por Sintra estar nesta miséria desde o mar até ao centro histórico.

Com respeito ao manifesto de apoio estou completamente de acordo e fico muito contente por ver o Cachado nesta posição que demonstra completo realismo. O necessário é que a Dra. Ana Gomes seja eleita presidente porque é uma autêntica chefe e já se viu que é muito corajosa em todas as situações por onde passa. Com amizade, Fernando Norte

Pedro Salta disse...

Assisti à emissão do domingo passado do programa «Câmara Clara» do 2º canal. A entrevista a Paula Rego foi excepcional. Realmente a pintora teve muita sorte com o Presidente Capucho. Em Sintra nem tinha direito ao nome numa placa na rua.
Pedro Salta

Solange Prates disse...

Ana Gomes em Sintra é a esperança que me faz vibrar nestes dias de dúvida. Quem dera!

Solange

Sara Gomes disse...

Caro Dr. João Cachado
A esperança em Ana Gomes é grande mas tenho muito receio dos resultados. A proximidade das Legislativas pode contaminar tudo. Por outro lado, o Seara ainda tem muito apoio da gente menos preparada que é a maior parte do eleitorado.
Até domingo às 20.00 vai ser uma angústia.

Sara Gomes