[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 17 de novembro de 2009

João Cachado - Sintra

Significado
das insignificâncias



Para que se tenha uma pequena ideia da lamentável negligência dos serviços camarários que vai por esta terra, trago hoje duas situações exemplares. Por acaso, são ambas em São Martinho. Enfim, umas insignificâncias. Todavia, a natureza das mesmas leva-nos a admitir, com toda a probabilidade de certeza que, neste preciso momento, e, simultaneamente, em todas as outras freguesias do concelho estarão a ocorrer coisas perfeitamente idênticas.

Em primeiro lugar, na estrada que bordeja Seteais, a uns metros do portão central de acesso ao relvado, permanece um orifício no pavimento donde borbulha uma água, cuja natureza e origem desconheço, que se vai perdendo sem que ninguém acuda. Pelo menos, há cerca de dois meses. Uma dor de alma! Difícil não é imaginar que, em lugar tão impróprio, com as obras de construção da polémica mansão de Miguel Pais do Amaral, em curso na Quinta do Vale do Anjo, alguma canalização teria de ceder não aguentado tanta pressão…

Outro caso é o que, também há várias semanas, acontece na íngreme descida do Caminho dos Frades, muito perto da entrada da Quinta do Castanheiro. Mais um buraco, mais líquido escorrendo, talvez de esgoto, pois o fedor assim o dará a entender. Nesta situação, maior é o escândalo porque, muito recentemente, não sei que entidade se terá entretido a lançar uns lambiscos de alcatrão, sem qualquer lógica que não fosse a do proverbial serviço à trouxe-mouxe, não cuidando sequer de remediar o que era evidente.

Por estes dias, com as chuvadas que têm caído, menos fácil é dar com os buracos e respectivos líquidos emergentes. Julgo que competirá aos SMAS remediar. Julgo, escrevi eu, pouco me interessando a atribuição da culpa por descuido tão grande. A face oculta, sabem, tem muitas facetas e, não tenho a mais pequena dúvida, o desleixo é uma delas.

Não, o problema é geral e, afinal, estes são apenas dois episódios da reinante, permanente e endémica cultura do desleixo. Passará pela cabeça que ninguém se mexa? Há tanto tempo?! Passa, sim senhor. Em Sintra, é assim. Sempre. As insignificâncias com significado são aos milhares. Minam o ânimo, desmobilizam qualquer movimento de cidadania porque os responsáveis encaram a denúncia cívica como incómodo e manifesto de pessimismo militante. O contrário é apenas a excepção que confirma a regra.




6 comentários:

João Gonçalves disse...

Uma palavra para o que se passa nas Freguesias por onde mais me movimento (Mem-Martins, S.Pedro Penaferrim, S. Martinho): INCOMPETÊNCIA. O tempo parou no dia de eleições autárquicas...

Alfredo Roque disse...

O tempo já tinha parado muito antes das eleições autárquicas. Agora só é mais do mesmo. Continua o regabofe, a pouca vergonha e os escândalos com e sem face oculta onde um dos artistas até por cá passou.

Alfredo

Anónimo disse...

S.Martinho?Será que não queria dizer Santa Maria e S.Miguel,João Gonçalves?

Pedro Soares disse...

Este post do João Cachado relaciona-se totalmente com o de Fernando Castelo. O que a "dedicação total" dá é nisto, nos exemplos insignificantes mas cheios de significado. A fórmula da DEDICAÇÃO TOTAL só tem uma resposta com outra fórmula: INCOMPETÊNCIA TOTAL + ESCÂNDALO TOTAL = DESÂNIMO TOTAL

Pedro Soares

Anónimo disse...

Mas será que este povo que assim votou se vai aperceber do mal que fez a Sintra e aos sintrenses?Não consigo acreditar que o desinteresse pela vida colectiva lhes seja assim tão indiferente que continuem a ver que nada mexe a não ser os «tachos»para os boys das diversas cores, o pagamento de promessas pré eleitorais, a dança dos lugares para as amigas e os amigos e continuem a achar que não se tinha feito nada de bom mas também nada de mau.Não posso acreditar que a anestesia dure tanto tempo.É já tempo demais.

R. S. Torres disse...

Alfredo Roque chamou-me a atenção para este texto e para este blogue. A qualidade da escrita é óptima e o conteúdo não é menos. Fiz uma consulta breve a outros posts de João Cachado e espanto-me com a insistência dos temas mas não me espanto com a falta de resposta das autoridades. Ao autor os mais sinceros parabens porque de facto não é fácil encontrar tanta qualidade num texto de blogue. Foi uma grande surpresa. Não sou de Sintra mas já percebi que nessa terra há blogues muito bons, como o riodasmaças mais marcado pela qualidade da fotografia.

Sobral Torres