[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 3 de janeiro de 2010


A década


Não, podem descansar que não venho fazer síntese alguma da década. Mas, afinal, de que década é que se fala, quando, hoje mesmo, alguém se refere à década que terminou? Pois, nem mais nem menos, só pode estar a falar da década que começou no último ano do século vinte, ou seja, ainda no ano 2000. Por exclusão de partes, e, para bom entendedor, tal significa que ainda ninguém pode dizer que terminou a primeira década deste século vinte e um…

Portanto, permitam-me esta chamada de atenção. Para o efeito, tenho de recuar ao ano 2000 lembrando que este não foi o primeiro do século vinte e um mas, isso sim, o último do século vinte. O primeiro ano da primeira década do século vinte e um foi, na realidade, o de 2001. Assim sendo, o último ano da primeira década do século vinte e um será o de 2010, pelo que, não agora, no final de 2009, mas só no dia 31 de Dezembro de 2010, terminará a tal década.

Tão comum, esta confusão decorre do facto de estarmos a referir datas redondas, como são as dos anos 1000 (ainda século nono) e 2000 (ainda século dezanove). De igual modo, por exemplo, também a do ano 100 (ainda século primeiro) não marcou o início do século segundo, coisa que só se verificou no primeiro dia do mês de Janeiro do ano 101.

É por isso que, de facto, também as celebrações da última mudança de milénio deveriam ter ocorrido no instante subsequente à décima segunda badalada do dia 31 de Dezembro do ano 2000 e não do ano 1999, como aconteceu por todo o planeta, apesar da chamada de atenção de alguns maluquinhos do calendário que, como este vosso amigo, gostam de manter os pontos nos ii.


[Esta chamada de atenção foi suscitada por uma troca de mails entre o signatário e Fernando Morais Gomes, Presidente da Alagamares. Permitam que, aproveitando a oportunidade, a todos vos considere remetentes de um grande abraço de Novo Ano àquele nosso comum amigo, desejando que continue o excelente trabalho na condução dos trabalhos da associação.]




1 comentário:

Nuno Cabeça disse...

Olá João,

Tudo bem?

Penso que as pessoas quando se refere a decada, se referem aos anos (ex. anos 30, anos 60.
Não me diga que quem nasceu em 1960, nasceu na década de 50...
Abraço,
Nuno Cabeça