[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Romantismo? Em Sintra?
Queixas dos turistas

O texto aqui publicado há uns dias, Romantismo, em Sintra? Não brinquem..., foi objecto do comentário que, assinado por J.A.C., passo a reproduzir. É extremamente sintético, quase telegráfico, mas de uma eficácia a toda a prova:

A campanha Sintra, capital do Romantismo é realmente desconchavada...
Muitas vezes, falo com estrangeiros pois trabalho na recepção de um museu.
Os estrangeiros gostam de Sintra, têm boa vontade mas chateiam-se...

Eu oiço algumas queixas:
- Muitas casas abandonadas, porquê? Não têm leis para "despejar" donos das propriedades?;
- falta de estacionamento;
- falta de indicações;
- falta de transportes públicos;
- porque é que o eléctrico não funciona? ;
- não temos Camping?;
- não temos Pousada da Juventude?;
- as lojas, museus e monumentos fecham muito cedo. Podiam, em algum dia da semana, fechar mais tarde?;
- muito lixo nas ruas...

Este tipo de comentários oiço com muito mais frequência do que bons comentários. A sensação que tenho é que a maior parte recebeu gato em vez de lebre e não planeiam voltar ou fazer boa publicidade de Sintra aos seus conhecidos ou conterrâneos... E essa, sim, seria a melhor publicidade do mundo e gratuita!!!
(J.A.C.)

Não deixa de ser perverso que Sintra, capital do Romantismo seja a campanha pertinente e adequada ao estado lamentável a que os autarcas conduziram a nossa terra. Ainda se admiram que lhes perguntemos se o tal romantismo estará nos motéis, cuja estratégica localização licenciaram...





4 comentários:

Anónimo disse...

É tudo bem verdade. Sou dos poucos moradores do centro histórico e ouço as mesmas queixas aos que ficam em Sintra uns dias
Mas como a maior parte dos turistas que vem a Sintra está apenas cerca de hora e meia no centro histórico nem têm tempo para se queixarem da falta de limpeza da zona.
V.C.

Mª Augusta R. disse...

Romantismo em Sintra? Haja vergonha! Uma pessoa até não tem coragem de ir a certos sítios de tão descuidados estão.
O senhor presidente da Câmara devia ser mais exigente com os responsáveis dos serviços que dependem dele.
Digo o mesmo das empresas municipais. O Festival de Sintra só está como o Joãio Cachado tem apontado porque na Sintrquorum andam à rédea solta...
É um grande desgosto que o meu filho e netos nunca tenham visto Sintra como eu vi noutros tempos, Não sou saudiosista mas antes do 25de Abril Sintra era uma pérola comparada com hoje.

Maria Augusta R.

Eugénio Rebelo disse...

Para a circulação de visitantes a falta de indicações é um martírio que se arrasta há dezenas de anos. Como é possível a CMS não se aperceber?
Eugénio Rebelo

Castro Neves disse...

Estas pessoas como J.A.C. que trabalham em locais estratégicos para os turistas deviam ser mais ouvidas pela autarquia pois registam informalmente as impressões que é preciso ter em consideração.

Castro Neves