[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CANIL MUNICIPAL DE SINTRA, *
FACE OCULTA DO "GLAMOUR"

Em Abril de 2009 (JR Sintra, de 21 a 27 de Abril) eram anunciadas obras para um novo canil municipal, que arrancariam em Julho desse ano, com o prazo de execução de 8 meses. O "investimento seria de um milhão e meio de euros". Até hoje, NADA!!!

A ter-se confirmado o anúncio, entre Março e Abril de 2010, por certo com TV presente, seria louvada a grande obra que resolvia o gravíssimo problema das instalações onde vivem tantos animais. Os voluntários que se entregam tão abnegadamente a tratar os animais, bem como os funcionários camarários, teriam melhores condições para as suas louváveis tarefas.

Os munícipes leram a notícia com agrado, desprevenidos de que, uns meses mais tarde, se iriam realizar eleições. Na prática, o anúncio das obras mais parece que se integrou na pré-campanha da famigerada "dedicação total", que antes se tem mostrado plena de genes improdutivos.

A uma distância temporal, aparentemente programada, anunciou-se uma obra que não teve execução.

A consideração pessoal que tenho pelo Dr. Luís Patrício e a sua experiência de muitos anos como Vereador, garantem-me a convicção de que nada teria anunciado sem garantias superiores ou ter recebido indicações para o fazer. Não merecia este engano e deixou de incluir o novo Executivo saído das eleições.

Actualmente, com cada vez mais animais, tudo vai piorando no canil municipal, oferecendo a quem passa as imagens chocantes que apresentamos.

Em período de grande calor, as imagens ontem recolhidas obrigam a uma grande reflexão, não se devendo ocultar a quantos organismos, nacionais e internacionais, se dedicam à defesa dos animais e da saúde pública.

Como é possível que exista uma empresa Municipal de Higiene Pública e se veja o lixo no exterior, exalando um cheiro nauseabundo?

Os bons cheiros de Sintra são preservados para reuniões mais cor-de-rosa. A sublimação projecta-se em historietas de ocasião. O romantismo, esse, não passa de alusões ocasionais, politicamente convenientes, sem reflexo no dia-a-dia de Sintra.

O canil, como está, reflecte a imagem oculta dos sentimentos, pois quem trata assim os animais, dificilmente encara as pessoas de outra forma.

Para vergonha dos responsáveis, as imagens deste canil, impróprias de um país civilizado, deveriam correr mundo ao lado daquelas fotos que mostram o pseudo "glamour" em que participam.

Que pena a RTP não aparecer por cá, acorrendo a uma piedosa chamada.


Fernando Castelo


Parte exterior, junto à via pública











Os animais e as suas boxes (?) ao sol












* Intencionalmente a negro



2 comentários:

Anónimo disse...

Então e o célebre hotel/canil de S.Pedro, cujo terreno foi já cedido pela Câmara à Associação de S.Pedro e se situa ali para os lados de Manique de Cima?

Carlos Santos disse...

Muito bem puxado este assunto.
Já adoptei quatro cães abandonados, uma delas morreu envenenada no ano passado, e fui logo ao canil municipal de Sintra, no dia seguinte, buscar outra para preencher o desgosto que tive com a morte da minha cachorra.
Nunca tinha tido nenhum contacto com o canil municipal de Sintra, fui excepcionalmente bem atendido pelas pessoas que lá trabalham.
A cadelinha que lá fui buscar estava num cercado pequeno, ao monte com uns oito cães, mais ou menos da mesma idade e porte, mas estava tão traumatizada com tudo o que passou, primeiro o abandono do dono, daquele ambiente deprimente, e das agressões dos outros companheiros de cárcere.
Assim que a tirei de lá ficou tão agradecida que parecia que nunca tinha tido outro dono. No dia seguinte fui lá tratar de assuntos de carácter administrativo, relacionados com a cadela e levei-a. Ela já não queria sair do carro com medo de lá ficar novamente.
É deprimente ver aqueles animais ao sol, chuva e frio, tapados com uma chapa alguns, outros como calha. Ali vida de cão é muito difícil.