[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Saudação à PM de Sintra


“(…) A ocupação indevida e abusiva do estacionamento dificulta directamente a mobilidade do nosso concelho. A partir do próximo mês de Outubro, será missão da EMES e da Polícia Municipal não só a verificação do cumprimento nas zonas tarifadas, como também o cumprimento das regras de estacionamento, com a possibilidade de bloqueamento e remoção dos veículos indevida ou abusivamente estacionados. (…)”


É assim – e, naturalmente, muito bem! – num folheto profusamente distribuído e colocado nos pára-brisas dos automóveis, que a Polícia Municipal e a Emes anunciaram os gerais objectivos da operação articulada nos termos da qual vão tomar as medidas que se impõem para acabar com o descalabro do estacionamento em locais onde é manifestamente proibido.

Neste domínio do estacionamento, habituado a assistir ao quotidiano desrespeito da Lei em toda a sede do concelho – e, em particular, na zona da Estefânea, junto ao Centro Cultural Olga Cadaval, onde o problema é muito grave – já quase não tinha esperança na reposição da legalidade. Pois bem, a surpresa desta iniciativa devolveu-me argumentos para não desistir da denúncia da situação.

Portanto, aqui o dever de assinalar tão significativa mudança de atitude, contra a cultura do desleixo, contra a perniciosa prática da famigerada tolerância que sempre atropela os direitos da maioria. Neste e noutros contextos, é tempo de não vingar a tese segundo a qual, não havendo alternativa,* a polícia deve transigir… Isto não vai ser fácil mas impõe-se a luta contra a falta de civismo.

Como se verifica pelo teor do texto transcrito, trata-se de actuação conjunta de duas entidades, uma das quais é empresa municipal. Independentemente da opinião que tenho manifestado quanto à necessidade de dispensar tal tipo de empresas, limito-me a esperar que, no desempenho das tarefas ainda de sua atribuição, a Emes assegure a articulação em apreço.

Porém, como soe dizer-se, em relação à PM, a coisa fia mais fino… Na realidade, não é frequente um discurso tão inequívoco afim do exercício da autoridade que assiste à Polícia para defesa dos interesses dos cidadãos. Assim sendo, na pessoa da Sra. Comissária Neri Correia, dirijo ao Comando da força a saudação mais expressiva, com votos do maior êxito.

Uma vez que já se entrou na segunda quinzena de Outubro, é com a maior expectativa que aguardo a impossibilidade de voltar a registar os vergonhosos quadros da mais flagrante ilegalidade, análogos aos deste último fim de semana, em que houve uns espectáculos aqui no CCOC. Não estava muita gente mas foi o suficiente para armar o sarrabulho que a PM pretende combater.

_________________________

*

Como tenho tido oportunidade de demonstrar, neste específico caso das imediações do CCOC, transformadas em terreno de intervenção prioritária quando há espectáculos, até há alternativa. Pressupõe a intervenção articulada das forças de segurança, Câmara Municipal de Sintra e empresas municipais Emes e SintraQuorum. Por favor, entendam-se!

A propósito, não posso deixar de recordar que tenho uma carta em meu poder, assinada pelo Chefe do Gabinete do Senhor Presidente da CMS em 14 de Março de 2006, através da qual fui informado de que o Senhor Vereador Luís Duque tinha sido incumbido desta missão de coordenação afim da solução constante do parágrafo seguinte. Sublinho, em 14 de Março de 2006.

De facto, o parque de estacionamento adjacente ao Departamento de Urbanismo, fica a escassos três minutos a pé. Para o efeito da sua sistemática e imperiosa utilização, basta informar devidamente – por exemplo, também através de indicações nos próprios bilhetes, avisos na comunicação social, placares de sinalização, etc – e encaminhar os condutores para o local onde, civilizadamente, poderão deixar as suas viaturas. Esperemos que, desta vez, o Senhor Vereador seja mais lesto para que o resultado não demore outros quatro anos...




9 comentários:

Emília Castro disse...

Caro Prof. João Cachado,
Conheço-o há muitos anos do Ministério da Educação e por isso não vai ficar ofendido comigo.
Continuo admirada com a sua persistência. O senhor recusa-se a entender que esta gente é a mesma de sempre pelo que nada faz de diferente em relação a modificar as coisas. O desleixo continua e vai continuar. Eu também li o folheto que o Dr. Cachado refere mas não lhe dou valor nenhum enquanto o senhor continua iludido. Basta ver que diziam que iam actuar a partir de Outubro e nada fizeram até agora. Desculpe perguntar: o Dr. cachado não tem mais que fazer?

Emília Castro

Anónimo disse...

Gostaria aqui de contribuir para este assunto começando por dizer que o Prof. João Cachado de facto faz e muito que é o contrário do nada! Sem este blog nada saberiamos. Mas também concordo com a Srª. Emilia Castro quando diz que "(...) e nada fizeram até agora(...)". No fim-de-semana passado viveu-se mais um momento caos rodoviário lá para os lados da regaleira. Policia Municipal? Nada! Gasta-se muito em estratégias de markting, na cosmética dos problemas, mas soluções? Nada! Angelo Santana

Anónimo disse...

Eu ainda não percebi o que é tarefa da Polícia Municipal e da Guarda Nacional Republicana. Vejo que andam muito bem fardados, em bons automóveis e motos a passearem de um lado para o outro mas acções concretas até parece que têm medo de se meterem ao barulho.
O Dr Cachado lembra-se muito bem do guarda Leão da PSP porque até escreveu sobre ele.
De facto aquele homem era uma figura que impunha respeito.
Aliás desde que a PSP saíu de Sintra a situação piorou e no aspecto do estacionamento é uma vergonha o que se passa actualmente.
A GNR e a PM passam pelos
locais e viram a cara para o lado. Não actuam e até desconfio que é a própria Câmara a pedir a tolerância...

António disse...

Peço desculpa, mas discordo da "Saudação à PM de Sintra". Esta alteração se acontecer, não deriva de qualquer movimentação dos organismos citados, estes, à muito que se borrifam para os moradores.
Isto pode servir apenas e só, para a EMES mostrar serviço, agora que se fala muito de extinções nas EM.
Agradecimentos? Só se for aos esforçados Srs. Ministro das Finanças e da Administração Interna, que deram directrizes no sentido de se ter de "facturar" mais, para atenuar a crise, claro. Só isto

Rosário Pires disse...

A saudação do Dr Cachado à Polícia municipal parece ser a sério mas quem lê este blogue percebe que há uma intenção escondida de pôr
em causa uma força da ordem que
ou mostra serviço ou cai rapidamente no descrédito.
Rosário Pires

Carlos Rodrigues disse...

Eu ainda dou o benefício
da dúvida à Polícia.
Espero pela actuação para
depois poder falar.
De facto até agora ainda só foi o tal papelucho nos vidros
dos carros. Para já é muito pouco mas pode ser que a falta de actuação até agora seja
um período concedido pela polícia para pos condutores estarem preparados. Carlos Rodrigues

Anónimo disse...

Os papeluchos custam dinheiro, as multas pagam os que abusam e aqueles que necessitando de parar não têm onde e têm de prevaricar.
O que tem de ser resolvido é o problema do estacionamento.

Anónimo disse...

Passa-se a batata quente à PM! Aquilo que a CMS não foi capaz de resolver, o problema do transito e o estacionamento, na mente dos menos atentos, resolveu-se com o magnífico flyer/folheto! É afinal e tão somente uma questão de "mentalidade"!

Pedro Soares disse...

Atenção meus senhores:

a CMS não resolveu a questão do estacionamento (em especial com os parques periféricos muito baratos e carreiras de transportes públicos de preço incluído até aos destinos) como o Dr Cachado propõe há tantos anos.
Não há alternativa mas a polícia tem que actuar.
A CMS não solucionou o
problema do estacionamento mas a polícia tem que cumprir a lei e fazer cumprir a lei.
Tem que multar, bloquear e rebocar e tudo o que for preciso.
Como o Dr. Cachado diz,
a polícia não pode ser tolerante.
Apoio esta posição totalmente. Temos que acabar com os
abusos e bandalheira.
Se a polícia não dá o exemplo continua o problema.
Pedro Soares