[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 3 de novembro de 2011



Um 'Sabat' muito especial

Um dos casos mais interessantes de concepção de uma peça sinfónica foi protagonizado por Hector Berlioz (1803-1869) na sua Sinfonia Fantástica, op. 14. De facto, apresentada no dia 5 de Dezembro de 1830, esta peça é considerada como a primeira sinfonia autobiográfica, relacionando-se, de forma inequívoca, com a assolapada paixão que uniu o compositor e a actriz irlandesa Harriet Smithon (1800-1854), bem como com a leitura do Faust de Johann Wolfgang von Goethe.

De acordo com uma espécie de roteiro que apresentou em 1831, Berlioz dava a entender o que o protagonista, sob o efeito do ópio, imaginava em cada movimento da obra - que titulara como 'Épisode de la vie d’un artiste, symphonie fantastique en cinq parties'– experimentando uma série de alucinações que coincidem com os cinco andamentos da obra sinfónica, a saber: 1. Visões e Paixões - Largo; Allegro Agitato e Appassionato Assai; 2. Um Baile - Valse: Allegro Ma Non Troppo; 3. Cena Campestre – Adagio; 4. Marcha para o Cadafalso - Allegretto Non Troppo; 5. Sonho de uma Noite de Sabat - Larghetto; Allegro Assai.

É a audição daquele último andamento que eu gostaria de vos propor, ainda a propósito do ambiente de bruxaria, que me suscitou a publicação do texto de ontem. No segmento final da sinfonia, é o próprio corpo do jovem apaixonado que é atirado de um lado para o outro, num sabat de bruxas, durante o qual a sua donzela morta reaparece sob a forma de vampiro, enquanto o ressoam as notas do Dies Irae.

Tenham muito bom proveito. A versão objecto da gravação é bastante interessante*. Mas, entre as muito boas a que já assisti, não consigo esquecer uma interpretação pela Orquestra Filarmónica de Berlin, dirigida por Sir Roger Norrington, em Salzburg no dia 23 de Abril de 2000, por ocasião do Festival da Páscoa daquele ano. Dessa vez 'passei-me' completamente, e, por artes mágicas, também participei do Sabat... Um espanto!

*Eis as referências:

http://youtu.be/IrezpUWIY98
Berlioz: Symphonie Fantastique- 5th Movement www.youtube.com
Berlioz: Symphonie Fantastique 5th movement:Songe d'une Nuit de Sabbat NHK Symphony Orchestra, Tokyo Conducted by Pinchas Steinberg




Sem comentários: