[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011



Bilhete de Natal
para a Monte da Lua


Parque e Palácio da Pena, com o recém reconstruído Chalet da Condessa, Parque e Palácio de Monserrate, Convento dos Capuchos, Castelo dos Mouros, Palácio Nacional de Sintra (Palácio da Vila), Palácio Nacional de Queluz e ainda outras jóias do mais sofisticado património edificado e natural de Sintra estão confiadas à Parques de Sintra Monte da Lua. Que responsabilidade! Que honra!

Tenho-o dito, escrito e, já não sei quantas vezes, repetido que não poderiam estar em melhores mãos. É inapreciável o crédito da Monte da Lua em relação à defesa e recuperação de peças patrimoniais que, afinal, sob a alçada da mesma empresa, mas sob a anterior administração de gente desqualificada, continuava a degradar-se perante a perplexidade de nacionais e estrangeiros.

As intervenções já efectuadas e em curso, nos diferentes e referidos lugares, de acordo com um programa que os cidadãos conhecem e, inclusive, podem acompanhar, constituem a afirmação de um saber fazer, de um estar à altura dos desafios que não é comum acontecer em Portugal. Muito naturalmente, tudo é fruto de um trabalho de equipe que, de tão raro, quase deveria merecer o devido estudo…

Se, de facto, não terá sido fácil juntar tanta gente competente, julgo que não menos difícil foi o modo como o grupo se motivou e continua a responder às solicitações, sempre ao mais alto nível. À frente do empreendimento, o Prof. António Lamas - vão autorizar que utilize terminologia musical do domínio da orquestra, é um Maestro cujo trabalho de bastidores, de estafantes ensaios, se imagina para que os resultados sejam os que a audiência pode desfrutar.

Os maestros assistentes, Dr. João Lacerda Távares e Engº Manuel Baptista e os chefes de naipe, Arqºs. Luísa Cortesão, Arq. Lopo de carvalho, Engºs. Jaime Ferreira, Daniel Silva, Nuno Oliveira, Dra Ana Oliveira Martins, em articulação com intérpretes de primeira água que, no terreno, são operacionais inexcedíveis, dão provas evidentes de uma qualidade de trabalho que causa assombro aos visitantes e a nós sintrenses, primeiros privilegiados de tanta dedicação a Sintra e aos seus tesouros.

Assim sendo, o meu bilhete de Natal não pode ser mais cordial. É isso, vem mesmo do coração e diz um imenso obrigado a estes amigos cujo nome é bom que conheçam. As obras têm autores que, diariamente, trabalhando em lugares incrivelmente belos, nos vão devolvendo o fruto de tanto e comovente empenho.

ilhete de Natal de melómano inveterado, que acima se serviu e abusou de léxico musical para se referir à boa gente que tanto estima, pequeno texto de agradecimento e de homenagem, esta mensagem não poderia deixar de propor a audição de uma peça que, de algum modo, se relacionasse com o dia de Natal.

Pois bem, acontece que o aniversário de Cosima Wagner (1837-1930) passa a 25 de Dezembro. Em 1870, estando o casal e dois filhos, Eva e Siegfried, a viver em Luzern, na vivenda Tribschen, cuja situação sobre o lago é de sereníssima beleza, o compositor ofereceu à mulher a celebérrima música do Idílio de Siegfried que integra a ópera Siegfried, terceira jornada da Tetralogia.

No Natal daquele ano, um pequeno conjunto de câmara, estreava a peça, tendo a apaixonadíssima Cosima como único e ávido público. É uma história de Natal que, em simultâneo, é parte da história de amor que uniu duas pessoas excepcionais.

Quem conhece a obra e o seu enquadramento na ópera e no todo que é o Ring, não se espantará por eu relacionar o Idílio de Siegfried com determinados e tão germânicos cantos e recantos dos bosques de Sintra. São lugares que estão confiados aos meus queridos amigos da Monte da Lua a quem, em primeira instância, dedico a audição de momento musical tão precioso.

Para eles e, igualmente para todos,

Santo Natal!
Bom Ano Novo!


Boa audição!


http://youtu.be/rv_Zbpdd4oQ Richard Wagner -
Siegfried Idyll - Part II http://www.youtube.com/
Siegried Idyll - 2. Teil (für Streichorchester) Württembergisches Kammerorchester Heilbronn Dirigent: Paul Meyer

Sem comentários: