[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011



Amor,
êxtase e morte

Richard Wagner registou os primeiros esboços musicais de Tristan und Isolde em de 19 de Dezembro de 1856. O seu affair com Mathilde Wesendonck e as leituras de Schopenhauer, em articulação com o famoso texto do poeta medieval Gottfried von Strassburg (sec.XII-XIII) constituem o lastro pessoal, literário e filosófico em que se alicerça uma das mais radicais experiências do drama lírico de todos os tempos.

É na dialéctica Eros-Thanatos - mais tarde tão bem estudada por George Bataille, e, mais recentemente, num estupendo ensaio de Sebastian Urmoneit, especificamente a propósito desta ópera - que cumpre enquadrar a totalidade da obra e, muito especificamente, a famosa cena final do êxtase de Isolde.

Fiel à prática de vos propor a audição de peças musicais, não deixando de observar um evidente nexo de relação, por exemplo, com a data do calendário, eis que, para a efeméride de hoje, aí tendes a habitualmente designada Liebestod, interpretada por uma excelente wagneriana, Waltraud Meier.


Eu até talvez prefira outras prestações, como as de Kirsten Flagstad ou Birgit Nilsson mas esta, de qualquer modo, absolutamente superlativa, ainda tem a vantagem de apresentar o texto em alemão e, para os que não o dominam, a tradução em IngLês.

Boa audição
!

Isoldes Liebestod - Waltraud Meier http://www.youtube.com/

Sem comentários: