[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012



Mozartwoche, 2012
primeiro evento

Esta será a primeira peça que se escutará amanhã, durante uma cerimónia de Abertura da Mozartwoche e de atribuição da Medalha de Ouro da Fundação Internacional do Mozarteum de Salzburg ao pianista András Sciff, para a qual fui convidado na qualidade de membro da instituição.

Tocarão alguns dos elementos dos naipes de cordas da Cappella Andrea Barca. Já agora explicarei que esta famosa e estupenda orquestra, que András Schiff constituiu com músicos provenientes de outras grandes orquestras, deve o seu nome ao próprio András Schiff. Reparem: András=Andrea e Schiff=Barca portanto, a tradução para Italiano, também para Português, do substantivo alemão das Schiff, barco.

András Schiff que, na passada temporada da Gulbenkian, foi interpretar as Variações Goldberg de J.S. Bach, numa estupenda e entusiasmante leitura, é figura sacramental em todas as Mozartwoche de há uns bons anos a esta parte. Ainda pairam na memória de todos os mozartianos, indefectíveis da Mozartwoche, as suas versões dos concertos e das sonatas de Amadé.

Como poderão verificar, a minha explicação acerca da designação da orquestra também o remete para o bom lugar dos cultores da fina ironia. Pois, ele já sabia que o nome originaria celeuma. Então não é que houve uns sabichões afirmando patranhas acerca da inexistente biografia de Andrea Barca?...

Gente desta há por todo o lado e todos devem ter frequentado a mesma escola de música onde o Pedro Santana Lopes aprendeu que o bom do Chopin tinha composto concertos de violino... Enfim, voltemos a coisas sérias. Ouçam este andamento, um Adagio lindíssimo, do Quinteto em Ré Maior KV 593. A interpretação é muito correcta.

Boa audição!

!http://youtu.be/qQhr8bv05Qg
W. A. Mozart - String Quintet in D, K593; 2) Adagio

Sem comentários: