[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 10 de janeiro de 2012


[AT: Este texto deveria ter ocupado o lugar do que está publicado acima]



Richard Wagner,
alguns passos maçónicos


Provavelmente, acicatados pela referência à Maçonaria, no texto publicado há minutos, acerca da vontade que Richard Wagner manifestou no sentido de ingressar na Augusta Ordem, gostariam os meus amigos de saber que, de facto, o compositor esteve sempre muito próximo.

E não é que, de repente, me lembrei ter sido nos primeiros dias de Janeiro de determinado ano da década de trinta, quando Wagner andaria pelos seus vinte e poucos anos, que participara em determinado concerto promovido por uma Loja Maçónica? Pois, apesar de certas falhas muito incómodas, a memória ainda não me atraiçoa completamente.

Consultando apontamentos na papelada que vou acumulando quando estou em Bayreuth e por lá ando a vasculhar, acabei por encontrar o que me suscitara o vislumbre referido.A surpresa maior foi quando verifiquei que o evento coincide com a data de hoje!

Mais uma das coincidências em que a minha vida é farta. Permitam-me um parêntesis para convosco partilhar o facto de, cá por casa, ser vítima de todas as brincadeiras que possam imaginar devido à ocorrência de coincidências deste género…

Pois, então, foi num dia 10 de Janeiro de 1835, data em que Richard Wagner ainda não tinha feito vinte e dois anos – o seu aniversário é a 22 de Maio – faz hoje, precisamente, cento e setenta e seis anos, que o compositor dirigiu a Abertura da sua ópera Die Feen, no âmbito de um concerto organizado por um tal senhor Lafont, promovido pela Loja Maçónica Ferdinand zur Glückseligkeit de Magdeburg, cidade onde o jovem Wagner manteve um posto de trabalho.

Já que entrei neste pormenor, então ainda faltará acrescentar que, três dias passados, lá foi tocada a Abertura que Wagner compusera para uma peça de Wilhelm Schmale, escrita para assinalar o Novo Ano.

Cumpre ainda assinalar que Ludwig Geyer, padrasto de RW (que alguns biógrafos consideram poder ser, afinal, o verdadeiro pai do grande mestre), tinha sido iniciado, em 1804, na acima referida Loja que, juntamente com outra oficina maçónica, a Harpokrates, desempenhavam destacado papel na vida musical daquela cidade.Fica desde já prometido que, muito brevemente, vos proporei um texto acerca das relações de óperas de Richard Wagner com o universo maçónico, nomeadamente Lohengrin e Parsifal. Esta última, aliás, inclui referências interessantíssimas de coincidência com Die Zauberföte de Mozart.

Portanto, para já, aí têm a Abertura de “Die Feen”. Boa audição!

Richard Wagner - Die Feen, Ouvertüre 2/2 http://www.youtube.com/

Die Feen, Ouverture, german opera in three acts. Music and text by Richard Wagner (1813-1883). Conductor: Wolfgang Sawallisch & Bavaria State Orchestra.



Sem comentários: