[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 31 de maio de 2012



Oboé em destaque


Pedro Ribeiro, o excelente oboísta português, solista da Orquestra Gulbenkian, vai estar em grande destaque nos dias 29 e 30 de Novembro, já na próxima temporada Gulbenkian, quando interpretar a obra da qual hoje vos trag
o um excerto.

Trata-se do"Concerto em Ré Maior para Oboe and Pequena Orquestra, AV 144, TrV 292", uma das últimas obras composta por Richard Strauss em 1945, quase no fim da vida. A composição foi-lhe sugerida por um militar (GI) americano que, na vida civil, tinha sido oboísta principal na Orquestra de Pittsburgh e que se encontrou com o compositor, depois de terminada a guerra, enquanto ainda permanecia na Alemanha.

Richard Strauss, que jamais compusera um concerto para o instrumento, aceitou o desafio e a peça acabou por ser estreada em 26 de Fevereiro de 1946 em Zürich, em 26 de Fevereiro de 1946, pela Tonnhalle Orchester, sob a direcção de Volkmar Andra e Marcel Saillet como solista.

A minha proposta de audição vai para este divino 'Andante', segundo andamento do concerto em questão, na interpretação de Alex Klein com a Chicago Symphony Orchestra. Lembrem-se das “Últimas Quatro Canções” e não deixarão de concluir como tão análogo é o ambiente.

Boa audição!

http://youtu.be/t-PxJm5Jmgk

Sem comentários: