Salzburg, 17 de Junho, 2012
‘Tantum ergo’
Ontem, na igreja dos Franciscanos de Salzburg, logo pelas nove da manhã, como acontece em cada um dos cinquenta e dois domingos do ano, fez-se grande música. Além da “Nelson-Messe” de Franz Joseph Haydn, também se tocou e cantou com o “Tantum ergo” KV 197 de W.A. Mozart.
Hoje, segunda-feira seguinte, gostaria de partilhar convosco a última das peças mencionadas já que se trata de obra de grande elevação espiritual, composta aos dezassete anos, por um jovem cuja maturidade pessoal e artística eram, de facto, verdadeiramente fora do comum.
Aproveito a oportunidade para esclarecer que ‘Tantum ergo’ são as duas palavras iniciais das derradeiras estrofes do ‘Pange Lingua’, hino latino medieval escrito por São Tomás de Aquino que, com a maior solenidade, se canta durante a benção do Santíssimo Sacramento.
Para comodidade do vosso acesso, a exemplo do que habitualmente acontece, seguem os textos do original em Latim e tradução para Português. A interpretação, sob a direcção de Ulrich Riehl, é da Orchester Berlin Classic Players e do Chor Berlin Classic Singers.
Boa audição!
Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui:
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui:
Praestet fides supplementum
Sensuum defectui.
Genitori, Genitoque
Laus et jubilatio,
Salus, honor, virtus quoque
Sit et benedictio:
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio.
Amen.
[Tradução para Português]
Tão sublime sacramento
Adoremos neste altar
Pois o Antigo Testamento
Deu ao Novo seu lugar.
Venha a fé, por suplemento,
Os sentidos completar.
Ao Eterno Pai cantemos
E a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos
na Trindade eterno amor.
Ao Deus Uno e Trino demos
Alegria do louvor.
Amen.
http://youtu.be/aOouNV7IfD8
Sem comentários:
Enviar um comentário