Mozart,
Sinfonia No. 9
Sinfonia No. 9
[publicado no facebook em 4 de Agosto]
Muito provavelmente, terá sido pelos fins de 1769 ou 1770 - embora haja quem a date de dois anos depois - durante a sua primeira viagem por Itália que, começada em salzburg, Mozart terá composto esta sua primeira sinfonia na tonalidade de Dó Maior.
Esta KV 74 tem os mesmos quatro andamentos das precedentes, 1.Allegro, 2.Andante, 3.Menuetto/Trio e 4.Molto allegro, para 2 flautas, 2 oboés, fagote, 2 trompas, dois tompetes, tímbales, cravo e as cordas habituais.
Trata-se, inequivocamente, de um trabalho que marca o definitivo salto do compositor que deixara adivinhar os voos mais promissores para alcançar o estatuto de um verdadeiro sinfonista.
Reparem no Allegro molto, à guisa de Rondeau, que soa muito mais Francês do que Alemão ou Italiano, com o seu rápido tema principal num compasso de contradança que tão bem se acasala com a aparente gavotte de carácter tão cortês.
Como vem acontecendo nos últimos dias, a interpretação que vos proponho é a da Mozart Akademie Amsterdam sob a direcção de Jaap Ter Linden.
Boa audição!
http://youtu.be/ATPv7f_sIag
Sem comentários:
Enviar um comentário