[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 19 de agosto de 2012

 
 
 
Mozart,
todos os nomes
 

Tendo reparado nas coordenadas de identificação das gravações das primeiras sinfonias de Mozart que venho propondo, alguém me perguntava um dia destes se, afinal, Mozart também se chamava Johannes. Como já não é a primeira vez que me colocam questões pertinentes acerca deste assunto relacionado com os nomes próprios e de família, quero hoje desfazer todas as dúvidas.

Mozart foi baptizado na Catedral de Salzburg às dez e meia da manhã do dia 28 de Janeiro de 1756, no dia seguinte ao do seu nascimento com o nome Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus. Os primeiros nomes, Johannes Chrysostomus, devem-se ao facto de Mozart ter nascido no dia em que a Igreja celebra a festa de São João Crisóstomo que foi Patriarca de Constantinopla e santo patrono dos evangelistas.

O nome Wolfgang foi-lhe dado em memória do avô materno, Nikolaus Wolfgang Pertl (1667-1724). Theophilus era o nome do padrinho, Johann Gottlieb Pergmayr (1709-1787), conselheiro municipal e comerciante de Salzburg. Importa esclarecer que o nome grego Theophilus é sinónimo dos nomes germânico Gottlieb e latino Amadeus.

Wolfgang começou por se designar a si próprio como Wolfgango Amadeo em 1770 por ocasião da sua viagem a Itália e, a partir de 1777, durante toda a vida, como Wolfgang Amadé. De facto, só depois da morte, é que passou a ser conhecido como Wolfgang Amadeus Mozart.
 
 
 

Sem comentários: