Mozart,
Sinfonia No. 19
Sinfonia No. 19
AT: Texto publicado no facebook em 29 de Agosto
A “Sinfonia em Mi bemol Maior KV 132”, composta em Julho de 1772, foi orquestrada para dois oboés, quatro trompas (tal como a precedente) e as habituais cordas. Ao contrário do que possa parecer, a obra tem mesmo e só quatro andamentos - 1. Allegro, 2. Andante, 3. Menuetto/Trio e 4. Allegro – e não cinco, como parece nesta gravação, em que, aos 18´ e 10´´ está registado aquele que era o segundo andamento original da sinfonia, que Mozart substituiu, vá-se lá saber porquê. É tão raramente tocado que decidi aqui mantê-lo para vosso acesso.
Façam o favor de tomar atenção ao tema com que o compositor abre o primeiro andamento, que voltará a utilizar, doze anos mais tarde, no seu concerto para piano no. 22 (KV. 482, datado de Viena, 16 de Dezembro de 1785, precisamente na mesma tonalidade). Temos uma exposição curta, sem repetição, com o desenvolvimento focado em novo material.
A atenta observação do autógrafo permitiu concluir que as marcações de tempo nos andamentos seguintes foram registadas pela mão de Leopold Mozart. A terminar a sinfonia, a solução recorrente de um rondó à francesa em sete partes.
Infelizmente, não disponho de referências da gravação.
Boa audição!
Sem comentários:
Enviar um comentário