[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013



Mozartwoche 2013

[Texto publicado no facebook em 24 de Janeiro de 2013]


Meus caros amigos, desta vez, enquanto estiver por aqui, irei partilhando umas impressões mas nada que se pareça com o que fiz no ano passado, precisamente durante a Mozartwoche, em que cheguei a cansar-me para manter o «compromisso».

Nestes próximos dias, contem apenas umas «dicas». Aliás, a edição de 2013 da Mozartwoche será para mim a primeira em muitos anos em que não assistirei a todo o Festival. Tenho compromissos em Lisboa que me impedem de aqui permanecer além do fim do mês e isto continua até 3 de Luis Fevereiro.

Como já vos tenho anunciado, o grande evento acontece precisamente hoje com a primeira de três récitas de "Lucio Silla", KV. 135 de Mozart. É uma novíssima produção em que a Fundação do Mozarteum se empenhou de modo muito especial.

Marc Minkowski - actual Director Artístico da Mozartwoche - dirigirá o seu 'Les Musiciens du Louvre Grenoble'. A encenação é de Marshall Pynkoski e, como vozes protagonistas, Rolando Villazón e Olga Peretyatko.

Hoje, entre as duas e as quatro da tarde, na Wiener Saal do Mozarteum, haverá uma mesa redonda subordinada ao tema "Lucio Silla ou: até que ponto está morta a 'opera seria do século dezoioto", com a presença de Mathias Schülz da Direcção do Mozarteum, e especialistas tão famosos como Christian Esch(Wuppertal), Ulrich Konrad (Würzburg) e até Peter Ruzicka (Hamburg).

Acreditem que, além da ópera, dos concertos e dos recitais, é muito por via destes debates, conferência, mesas redondas, ateliés, etc, que aqui venho. Aprende-se imenso com esta gente. São ocasiões únicas de concentração de conhecidos estudiosos cujas opiniões importa conhecer. Estão sempre a investigar, a descobrir novos caminhos mozartianos pelo que se revelam imperdíveis tais momentos.

Relativamente à récita de logo à noite na ‘Haus für Mozart’, ou seja, no antigo Kleines Festspielhaus, gostaria de vos deixar com uma ou duas pistas relativamente à voz da Peretyatko. Para o efeito, sempre abordando obras de Mozart, queiram ter em consideração as duas seguintes gravações.

Boa audição!



http://youtu.be/YOlbMr-vCYM

http://youtu.be/1IKUlnv9tfI
 
 

Sem comentários: