[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 11 de março de 2013



Caritas in Veritatem,
imperdível

[publicado no facebook em 09.03.2013]


No suplemento ‘Economia’ do semanário ‘Expresso’ do dia 2 de Março, o Prof. João Duque faz uma das mais encomiásticas referências que tenho lido sobre a encíclica “Caritas in Veritatem” de SS o Papa Emérito Bento XVI.

Não me surpreende que o tenha feito já que, como economista e académico, não poderia ignorar o texto e, dele tendo tido conhecimento, só poderia rebder-se à clarividência das
considerações ali expressas, por exemplo, acerca da entidade que a empresa é no mundo capitalista, à deontologia dos gestores, às relações entre os «mercados» e o Estado Democrático de Direito.

Recomendo vivamente a leitura daquela tão sintética como lúcida coluna de João Duque. A propósito, aqueles que acompanham os textos que vou partilhando, sabem como sou suspeito de parcialidade em relação à carta encíclica em questão. Desde que veio a público em 2009, é um texto que tenho constantemente presente e que venho recomendando inequivocamente.

Por me parecer que ainda não perdeu actualidade um dos meus escritos, datado de 12 de Maio de 2010*, eis que sugiro a leitura na expectativa de que, na medida do possível, aqueles que ainda o não fizeram, acedam à “Caritas in Veritatem”. Surpreendam-se!


*aceder ao arquivo

 






 

Sem comentários: