[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 5 de março de 2013



Empresas Municipais de Sintra

[Publicado no facebook  em 21.02.2013]


Tanto quanto me lembro, o proprio Prof. Fernando Seara, manifestou grandes reservas em relação ao enquadramento jurídico das EMs que, não esqueçamos, foram criadas durante o consulado de Edite Estrela, com o objectivo de «agilizar» os procedimentos «demasiado pesados» porque «manifestamente burocratizados» da Administração Pública.

Ora bem, bem sabemos no
que deu a perspectivada e pretendida «agilização»... Resolver o problema não é fácil. Apostar na fusão da HPEM, EDUCA, SintraQuorum e SMASnuma grande Sociedade de Gestão e Reabilitação Urbana, parece ser a única maneira de salvaguardar 1270 postos de trabalho e, a prazo - porque evitará inúmeras duplicações de custos - ter poupanças de 900 milhões de Euros em 2014 e de 1.500 milhões de Euros nos anos seguintes.

Tanto quanto soube, o actual Presidente da Câmara ficou de reunir com os Vereadores do PS e da CDU (que votaram contra). Se esta solução se perfila, de facto, como salvaguardando os interesses que referi - poupanças de operação tão vultuosas e postos de trabalho - parece-me que será de saudar.

Tenho o maior respeito pelos postos de trabalho em causa, quero o melhor possível para todos os trabalhadores das actuais Empresas Municipais pelo que, assim sendo, saúdo a solução. E, naturalmente, espero seja possível limar todas as arestas que tal solução possa apresentar na tal reunião do Presidente com os Vereadores da oposição.

Parece haver um senhor - anterior hierarca do CDS, actual deputado do PS - que, de há umas semanas a esta parte, começou a demonstrar grande preocupado com os destinos de Sintra, que não estará de acordo com a solução em questão. Ah, como eu ainda consigo surpreender-me com estas serôdias mas, enfim, tão altruístas provas de interesse com a terra das minhas filhas e dos meus netos!...


Sem comentários: