[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 15 de março de 2013




Francisco,
luz que brilha sobre o mundo

Há pouco mais de vinte e quatro horas, nada ou quase nada sabia acerca de Francisco, o Papa. Mas os sinais que tem dado, a palavra, a atitude prometem o que, por enquanto, não ouso confessar. Como crente católico, sempre tenho vivido na esperança do Evangelho espelhado no concreto dia, deste meu tempo, em que Jesus - Deus homem e Espírito Santo – Jesus o Ungido [tradução do grego Χριστός (Khristós)] me pede a Cruz como ponte para o amor.

A verdade do Evangelho, a crua simplicidade da mensagem do Ungido, a loucura mais radical e desafiante de todos os tempos, eis que, desde ontem, se insinua nos sinais de Francisco, o Papa. Sei que só os passos da Cruz fazem  O caminho, mas ele sentiu a importância de mo lembrar, desde logo, nas primeiras horas que partilha connosco.
Não deixa de ser curioso que, tal como ele, o Francisco cujo nome e sinais decidiu assumir, também não se chamava Francisco mas, isso sim, Giovanni di Pietro di Bernardone (Assis,5.7.1182 -3.10.1226), o cidadão rico e de vida fácil que, por obra e graça de Deus, se transformou num outro Cristo, num revolucionário, o santo, cujo exemplo de vida é essencial imagem de marca, para um pontificado em que se impõe viver o despojamento digno, de meios e de propósitos, a caminho do Homem que apenas aspira Ser.

De São Francisco, disse Dante Alighieri ter sido uma "luz que brilhou sobre o mundo". Luz que tal, jamais se apagou, já que é a luz do Ungido, ou seja, do próprio Khristós. Ontem na loggia da Catedral de São Pedro, antes de conceder a sua bênção apostólica ‘urbi et orbe’, Francisco, o Papa, actualizou essa luz, pediu e recebeu-a através da  bênção que, em nome do Ungido, o povo lhe transmitiu. Só então se sentiu autorizado – portanto, revestido da autoridade  bastante – para, depois, também ele poder devolver o gesto da Cruz.
Aos sinais de Francisco, que são inequívocos, aos simbólicos gestos e palavras destas horas, seguir-se-á, tão só, aquilo que todos nós, católicos, quisermos que se concretize. A Francisco, o Papa, que não é dono nem senhor da Igreja, os sinais, o gesto, a palavra. A nós, que, com ele, somos Igreja, a atitude evangélica, em cada dia, sem medo, sem vergonha do sinal da Cruz, nossa marca iniciática pelo Sacramento do Baptismo.

Sem comentários: