[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 2 de maio de 2013





Euro, Europa e alguma música


Como já sabem, a nova nota de cinco euros celebra Europa. Na mitologia grega, era filha do rei da Fenícia, Agenor, e irmã de Cadmo. Foi raptada por Zeus, que se disfarçou de touro para que a sua mulher, Hera, não se apercebesse, tendo sido levada para Creta. Cadmo decide prourá-la e, durante a viagem, funda a cidade de Tebas. Foi em Creta que Europa teve os três filhos, Minos, Radamanto e Sarpedão.

Heródoto, o célebre geógrafo grego, foi quem, pela primeira vez, utilizou o nome da mítica personagem como topónimo do território continental que habitamos.

Claro que não poderia deixar de aproveitar a ocasião sem que vos propusesse, entre tantos dos que poderia seleccionar, um par de temas musicais. Em primeiro lugar, de Antonio Salieri, um dos grandes mestres italianos do drama lírico do século dezoito, "Europa Riconosciuta", com base num libretto de Mattia Verazi, ópera da qual resolvi apresentar-vos um excerto com interpretações de referência.

Mas, não faltando desafios à celebração musical da Europa, também vem a propósito lembrar que, em 1972, o Conselho da Europa decidiu adoptar a “Ode à Alegria”, último andamento da 9ª Sinfonia de Beethoven, num arranjo de Herbert von Karajan, como Hino da Europa.

Datado de 1785, o poema de Schiller promove uma perspectiva idealista da Humanidade em que a Fraternidade é a grande protagonista da unidade que, naturalmente, Beethoven também partilhava, poema que foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

Neste caso, sem palavras, na linguagem universal da música, o hino exprime os ideais de liberdade, paz e solidariedade, pilares da Europa. Em 1985, os chefes de Estado e de Governo da UE decidiram que passasse à condição de hino oficial da União Europeia.

O que não terão previsto é que a moeda única, acerca da qual já andavam a pensar, acabaria por suscitar tanto problema. Mas isso é outra música...


http://youtu.be/dPzGjy6hrwc - [Europa Riconosciuta]
http://youtu.be/_ecrJaA_mXg - [hino]
 
 

Sem comentários: