[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 14 de maio de 2013




Gulbenkian,
serão Mendelssohn


O programa do concerto da próxima quinta-feira, dia 16, será exclusivamente preenchido por obras de Mendelssohn, a saber, Concerto para Violino e Orquestra, op. 64, com Alina Pogostkina como solista, e A Midsummer Night’s Dream, música de cena – com narração em Inglês. Lawrence Foster dirigirá o Coro e a Orquestra Gulbenkian, Mervon Mehta assumirá a função do Narrador e como vozes solistas, teremos Ana Maria Pinto e Carolina Figueiredo, sopranos.

Apenas me reportando à segunda das obras anunciadas, esclareço que se trata do segundo evento subordinado ao enquadramento ‘Shakespeare na Música’, desta vez com base na comédia homónima que o grande dramaturgo terá escrito por ocasião do casamento de Sir Thomas Berkeley e Elisabeth Carey o que, a ter-se concretizado, ocorreu em Fevereiro de 1596.

Muito rapidamente se resume a acção. O Duque Teseu está em vésperas do seu casamento com Hipólita mas, previamente, tem de resolver uma questão entre Hermia, que está apaixonada por Lisandro, e Egeu, pai daquela, que pretende casá-la com Demétrio. Como as coisas não correm a seu favor, Hermia e Lisandro fogem para a floresta povoada por sátiros, ninfas, fadas e outros seres fabulosos, lugar onde encontram Demétrio que é amado por Helena.

O duende Oberon combina com Puck um plano envolvendo o recurso a uma poção mágica cujo poder faz com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser vivo que veja pela frente. É assim que Titânia, rainha da floresta, se apaixona por um burro.

No contexto da peça acontece então aquilo que, em termos da estrutura, se designa por «play within the play». Um grupo de actores amadores ensaia uma peça para o casamento do duque. Puck arma uma série de confusões levando os casais na floresta a caírem de amores pelos pares errados. Quebrado o encanto da poção, Oberon e Titânia fazem as pazes, e os casais vivem felizes.

Na Gulbenkian, a versão a apresentar será idêntica à da gravação que vos proponho, com Seiji Ozawa dirigindo a Boston Symphony Orchestra e o Coro do Festival de Tanglewood, tendo Judi Dench (narrador), Kathleen Battle (soprano) e Frederica von Stade (meio-soprano), como vozes solistas.

Boa audição!

http://youtu.be/YoltvnSot0Q
 

Sem comentários: