[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 17 de junho de 2013





Festival de Sintra, 2013
primeiro recital
 

Depois do primeiro evento, ou seja, a Conferência de Abertura, pelo Prof. Dr. Daniel Sampaio às 18,00, subordinada ao tema Memórias Musicais de um Sintrense, mais tarde, no Palácio Nacional de Sintra, pelas 21,30, teremos o primeiro Recital de Canto e Piano por Dora Rodrigues e João Paulo Santos. Eis o programa:

Giuseppe Verdi (1813-1901)
Romanças para canto e piano

Richard Wagner (1813-1883)
Canções francesas
Wesendonck-Lieder
WWW 91
______________________________________

Trata-se de um conjunto de peças que, à excepção dos Wesendonck Lider são pouco partilhadas pelo público que, no ambiente requintado e único da Sala dos Cisnes, no Palácio da Vila, vai acolher uma estupenda voz de soprano e um pianista que já constituem referência nacional.

Ao sugerir-vos este serão, gostaria agora de vos propor aqueles Lider de Wagner. E, a propósito, algumas palavras de enquadramento.

Como sabem, Wesendonck Lieder constituem um ciclo de cinco canções que Richard Wagner compôs com base em poemas de Mathilde Wesendonck. Não, não vou maçá-los com histórias aventando a possibilidade de o compositor ter tido um affaire com a senhora, mulher de Otto Wesendonck, traindo a confiança de quem era seu protector, num período em que se refugiara em Zürich, num pequeno chalet na propriedade daquele casal, quando era alvo de perseguição política.

Tudo isso é secundário, circunstancial e, até, eventualmente redutor, em relação à maravilha destas peças subtituladas e apresentadas como Cinco poemas de Mathilde Wesendonck para voz feminina e piano. Conheço-as de cor. Ao escutá-las, especialmente em recital, de tão inspiradas, na sua explícita pulsão e elevação espiritual, tenho tido momentos de absoluta revelação.

Do conjunto da obra, Richard Wagner considerou duas das peças, em especial, Träume como ‘estudos’ para Tristan und Isolde. E, de facto, quem não reconhece em Träume directos vislumbres do dueto de amor do II Acto daquela ópera?

Ainda que inúmeras vezes já vo-los tenha sugerido, nunca o fiz aqui recorrendo a uma voz masculina. Hoje terão Jonas Kaufmann acompanhado pela Orchester der Deutschen Oper Berlin, sob a direcção de Donald Runnicles.

Wesendonck Lieder (1857-58):

I. Der Engel 00:00
II.  Stehe still! 03:12
III.  Im Treibhaus
07:01 
IV.  Schmerzen 12:59  V.  Träume 15:22
V. Träume


Boa audição!

E não esqueçam o Recital do próximo dia 22.


http://youtu.be/ahhfMZickLI
 

Sem comentários: