[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 13 de julho de 2013



Mozart,
Sonata em Lá menor
 
[Facebook, 3 de Julho de 2013]


Anna Maria Pertl Mozart, mãe de WA Mozart, acompanhava o filho durante a famosa deslocação a Paris, que tão infrutífera se revalaria relativamente ao objectivo de encontrar uma posição adequada ao gabarito do compositor.

Na sequência de um breve período de doença, acabaria ela por falecer no dia 3 de Julho de 1778. O filho, cheio de cautelas, com o objectivo de não afligir ou melindrar o pai, Leopold, que ficara em Salzburg, escreve uma conhecidí
ssima carta - que me dispenso de voltar a apresentar porque já o fiz oportunamente - preparando-o para a fatídica notícia.

Entre as mais famosas obras compostas por esta altura, conta-se a primeira em tonalidade menor, a Sonata para Piano No. 8 em Lá menor, K. 310/300d, que é mesmo uma das mais sombrias peças que saíu do seu punho. Dos três andamentos, 1.Allegro maestoso, 2.Andante cantabile con espressione e 3.Presto, reparar como, em especial, o último apresenta uma componente nitidamente depressiva, obsessiva, dramática.

Para a interpretação desta obra-prima, escolhi Claudio Arrau, numa gravação cuja introdução é bem ilustrativa da reverencial adoração de que era objecto este grande pianista. Tive o privilégio de assistir, inclusive em Lisboa na Fundação Gulbenkian, a alguns dos seus inesquecíveis concertos e recitais.

Por favor, tenham em consideração esta paradigmática leitura. A partir dela, podem fazer comparações.

Boa audição!
http://youtu.be/qaVQ3wZK3cE
 

Sem comentários: