Primeiros europeus na China
Em 15 de Agosto de 1517 dá-se o primeiro encontro directo entre a Europa com a China, ou seja, no dia em que Fernão Pires de Andrade, comandando sete navios portugueses, se c encontra com oficiais chineses no delta do Rio das Pérolas.
O capitão Fernão Pires de Andrade era um mercador português, farmacêutico e diplomata oficial, na dependência do governador de Malaca. O seu contacto com a dinastia Ming naquela ocasião — após os anteriores protagonizados por Jorge Álvares e Rafael Perestrelo em 1513 e 1516, respectivamente — marcou o início de negociações directas, comerciais e diplomáticas, da Europa com a China.
No entanto, importa ter em consideração que o comércio e relações regulares entre Portugal e a dinastia Ming só se concretizariam no fim da década de 1540 e, por fim, com o estabelecimento do domínio português em Macau, em 1557.
Fernão Pires de Andrade era referido como um "Folangji" nos arquivos dinásticos Ming. Folangji de Franques ou Francos, o nome genérico pelo qual os muçulmanos se referiam aos europeus desde as cruzadas, que foi evoluindo foneticamente para o termo indiano e sul asiático ferengi que os chineses também adoptariam.
A propósito da efeméride, como não recordar, bem mais recentemente, o célebre encontro entre Nixon e Mao Zedong, em 21 de Fevereiro de 1972? E, naturalmente, também a ópera, estreada em Outubro de 1987, suscitada pelo evento, música de John Adams, libreto de Alkice Goodman e encenação de Peter Sellars?
Precisamente dessa obra, eis a cena 1 do I Acto, na produção do Met.
Boa audição!
http://youtu.be/5Tv3hrZmcEk
Sem comentários:
Enviar um comentário