[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 14 de setembro de 2013



Sintra,
Afonso VI
 
 
[facebook, 12 de Setembro de 2013]


 "(...) O Rei, mandado vir, chegou a Lisboa em 14 de setembro de 1674, sendo conduzido ao Palácio de Sintra. Durante nove anos viveu ali, fechado em seus aposentos, com servidores da inteira confiança do duque de Cadaval.
No início de 1683 foi sangrado, tomou purgas, em 30 de maio teve «agastamentos, com dores», na manhã de 12 de setembro teve um acidente apoplético e ficou sem fala, morrendo logo. Montalvão Machado, em «Causas de Morte dos Reis Portugueses», Lisboa, 1974, diz que o rei morreu de tuberculose pulmonar, como outros filhos de D. João IV e D. Luísa."


Há precisamente trezentos e trinta anos, em 12 de Setembro de 1683, morria no Paço de Sintra o mítico Afonso VI, Rei de Portugal. O processo que levou à sua destituição é um documento interessantíssimo, um manancial de pistas de toda a ordem histórica e diplomática.

A partir de tal lastro, João Mário Grilo realizou um filme notável. Recomendo vivamente o visionamento, na sua totalidade, a todos quantos ainda não tiveram esse privilégio. Desejando contribuir para tal motivação, aqui vos proponho excertos dessa obra.

http://youtu.be/aJWOhqJn_Y8

Sem comentários: