[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 31 de outubro de 2013




Federico Fellini


Faz hoje vinte anos que morreu Federico Fellini, nascido em 1920. Lembrando o grande mestre, proponho que, no contexto da Música que tão bem soube articular com as suas obras, recordemos o seu Prova d' Orchestra, datado de 1978, que, como sabem, é uma grande alegoria.

Ali convivem a repressão do poder sobre o indivíduo, um percurso de matizes do exercício do poder, desde o mais assertivo autoritarismo até à anarquia. No felliniano aproveitamento do perfeito cenário, a morte contracena com a vida na afinação dos instrumentos...

Um ensaio de vida em que a orquestra sinfónica é a humanidade, cada pessoa um instrumento. Nas alegrias, tristezas, frustrações, ali estamos todos, incluindo o louco, o superficial e fútil, o saudosista. Mais ou menos, todos são protagonistas. Afinal, como na vida.

Este filme ainda encerra a particularidade de ter contado com a última colaboração de Nino Rota na concepção da banda sonora. Filme verdadeiramente IMPERDÍVEL mesmo que, como eu, já o tenham visto não sei quantas vezes. Eis 70 minutos de grande Arte!

Bom visionamento!

http://youtu.be/AVXJ92VcsbU
 
 

Sem comentários: