[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 6 de novembro de 2013



Antoine Joseph Sax
6 de novembro de 1814
 


 
Quando se faz qualquer conversa sobre peças para instrumentos de sopro, muito raros são os apreciadores da boa música que conhecem a obra que hoje vos proponho. E, muito especialmente, porque o saxofone não é instrumento que mereça o favor dos grandes compositores.

Várias razões o justificam mas, hoje, não vou entrar por tais domínios. No entanto, gostaria de recordar que tenho partilhado excelentes momentos musicais com peças para saxofone compostas, entre outros, por Claude Debussy, Alexandre Glazunov, Jacques Ibert, Darius Milhaud, ou Heitor Villa-Lobos.

Mas, afinal, porquê o saxofone nesta data? Basta reparar no título supra. Celebra-se hoje o aniversário do belga Antoine Joseph Sax, mais conhecido como Adolphe Sax, precisamente, o construtor de instrumentos que inventou o saxofone em 1840.

Em princípio, tratava-se de um instrumento destinado ao uso nas bandas militares, dotado de palheta de madeira, análoga à do clarinete. Com uma «família» que se estende desde o soprano ao contrabaixo, acaba por ser adoptado por muitas formações de jazz.

À vossa consideração, o Concerto em Mi bemol Maior para Saxofone contralto e Orquestra de Cordas Op. 109, escrito por Alexander Glazunov em 1934.

No que respeita à estrutura, cumpre considerar a Exposição: Allegro Moderato, em compasso 4/4, terminando em Sol menor. Segue-se um breve desenvolvimento e a Transição: um Andante em Dó bemol Maior, em compasso 3/4, enveredando por uma pequena cadenza até à Conclusão: Fugato, Dó menor em 12/8. Naturalmente, repetição até à coda (Mi bemol Maior).

Dei-me ao detalhe do registo supra já que se trata de peça raramente ouvida, que lucra com a atenção dispensada à sucessão das componentes em presença, com as características apontadas. O menos que posso confessar é o meu fascínio por esta obra que ouço, recorrentemente, sempre rendido à arte do compositor que, em Evgeny Novikov, encontra um intérprete solista de eleição. Recomendo vivamente.

Boa audição!



http://youtu.be/Zq9aY79B_oQ
 
 

Sem comentários: