[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 10 de novembro de 2013



A grande utopia
 
 
[facebook, 8.11.2013]


O comunismo que, por excelência, é o objectivo máximo da grande utopia - quem leu Utopia de Thomas More sabe da mestria como o autor trata o tema... - continua com a pertinência de sempre.

A forma como, ao longo de dezenas de anos, os PCs de todas as latitudes, concretizaram e continuam tentando concretizar essa grande utopia, com os conhecidos resultados de tais empenhos e desempenhos, não retira uma vírgula à espantosa grandiosidade da proposta.
 
Sugestão de leitura

A propósito, leiam ou releiam "Utopia". E, deixem-se encantar pelo relato do navegador e explorador português Rafael Hitlodeu cujas informações foram determinantes para a concepção da obra. O livro teria um título bem mais longo, "Sobre o melhor estado de uma república e sobre a nova ilha Utopia". Foi publicado em 1516. A edição fac-similada da Gulbenkian, com estudo do Prof. Pina Martins é outro monumento do saber. Se puderem, vão por aí.
 
 

Tudo o que temíamos acerca do comunismo – que perderíamos as nossas casas e poupanças e nos obrigariam a trabalhar eternamente por escassos salários e sem ter voz no sistema – converteu-se em realidade sob o capitalismo
 
 Jeff Sparrow
 
 

Sem comentários: