[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 23 de novembro de 2013



Centenário de Benjamin Britten Britten [III]





[Facebook, 20.11.2013]


Em continuação do programa de comemorações do centenário de Benjamin Britten neste mural, no âmbito do qual aqui terão uma peça de sua autoria cada dia desta semana, hoje proponho-vos War Requiem, op. 66, datada de 1962, que, tal como Ein Deutsches Requiem de Johannes Brahms, é uma obra não-litúrgica que, portanto, não segue o Ordinário da Missa de Defuntos. No suporte textual, poemas de Wilfred Owen servindo uma obra para as vozes solistas de soprano, tenor e barítono, coro, órgão e duas orquestras, uma das quais de câmara.
 
A gravação, que seleccionei foi colhida, ao vivo, no concerto de encerramento do Festival Schleswuig-Holstein, em 1992. A interpretação do Coro e Orquestra Sinfónica da Rádio do Norte da Alemanha, sob direcção de Sir John Elliot Gardiner é, provavelmente, a melhor que conheço. Como verificarão, trata-se de uma sucessão de momentos inolvidáveis.

Por favor, reservem-se o mais possível, com o tempo e ambiente necessários para ouvirem Benjamin Britten «falar» sobre o desassossego da guerra. A guerra. Infelizmente, permanente. Ainda ontem, hoje mesmo.

Boa audição!

http://youtu.be/GHNgfF19CTY
 
 


 
 
Benjamin Britten - War Requiem
 

Sem comentários: