[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014





Controverso?
Quem?




[facebook, 07.01.2014]


 Se Mário Soares apenas disse o que acabei de ler no DN, não vejo como se gerou tamanha controvérsia. Fico espantado com as reacções que fui tendo conhecimento e não considero que, de algum modo, Mário Soares tivesse o
fendido a memória de Eusébio e, muito menos, que tivesse ofendido qualquer português que, como eu, tem Eusébio como paradigma do génio no seu 'métier'.

Mas alguma vez Eusébio, ou alguém por ele, reivindicou ser aquilo que se designa como «homem de cultura», no sentido de pertença ou de afinidade com o universo das Artes e das Letras, já que era nesse contexto que Mário Soares se referia? Não era Eusébio um grande futebolista? Não era um homem simples, bom e humilde? Mas não foi isto o que disse Mário Soares? Estamos todos a ler mal e a interpretar pior?

Deixem-me ainda rematar, dando-vos conta do meu espanto total perante a avaliação que, ontem mesmo, ouvi ao Eduardo Barroso - como sabem, sobrinho de Mário Soares - num programa de televisão que, por acaso, apanhei «de soslaio», já que não sou 'habitué' - alinhando na pejorativa avaliação das palavras do tio... Afinal quem é que anda a tresler? Quem é que está senil?






Sem comentários: